Relacione o pensamento iluminista com o desenvolvimento da ciência: " dois acontecimentos que fizeram época marcaram o inícioe o fim do absolutismo clássico. Seu ponto de partida foi a guerra civil e religiosa. O estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao supera-los . Outra guerra civil - a revolução francesa - preparou seu fim brusco
a) identifique dois aspectos que caracterizavam o exercício da autoridade pelo estado absolutista.
b) descreva as principais características de uma monarquia constitucional,para isso explique o que e uma constituição .
Soluções para a tarefa
a) O Estado ampliou sua autoridade por meio do monopólio do poder militar e da justiça, da formação de uma burocracia estatal e da interferência na economia. O candidato poderá ainda, apoiado na moderna historiografia sobre o assunto, afirmar que o Estado do Antigo Regime baseava sua autoridade nas contínuas negociações com os poderes locais (como a aristocracia e as Comunas Urbanas), e no exercício da justiça como forma de garantir a ordem social e política.
b) A constituição é um conjunto de normas do governo, que pode ser ou não codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. Essas regras formam, ou seja, constituem, o que a entidade é. No caso dos países (denominação coloquial de Estado soberano) e das regiões autônomas dos países, o termo refere-se especificamente a uma Constituição que define a política fundamental, princípios políticos, e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos, de um governo. Ao limitar o alcance do próprio governo, a maioria das constituições garantem certos direitos para as pessoas. O termo Constituição pode ser aplicado a qualquer sistema global de leis que definem o funcionamento de um governo, incluindo várias constituições históricas não codificadas que existiam antes do desenvolvimento de modernas constituições.
Os principais pontos dessa constituição foram:
• Igualdade jurídica de todos os cidadãos franceses. (Mantendo-se a escravidão nas colônias).
• completa liberdade de produção e de comércio e proibição das greves dos trabalhadores.
• Liberdade de crença religiosa e a separação entre Estado e Religião.
• Divisão do Estado em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Nas eleições, foi instituído o voto censitário.
Resposta:
SERTYUIOP
Explicação: