História, perguntado por amandaluziia, 1 ano atrás

relacione o militarismo e o sentimento nacionalista com a eclosão da primeira guerra mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
61

Olá.


O conceito de nação é muito antigo. Os primeiros Estados Nacionais (Portugal, Espanha,...) tiveram início na reunificação da Europa pós feudalismo. Vale ressaltar, no entanto, que muitos locais continuaram com estruturas e instituições feudais, mas as primeiras nações ficaram assim conhecidas pela unificação de extensas terras sob um único regime, com características comuns, como território (algo delimitado), língua e cultura. Junto a essa união, surge o sentimento de nacionalismo, relacionado a defesa dos interesses de sua nação, muitas vezes em detrimento de outra.


O início do século XX assistiu um crescimento do ideal nacionalista, relacionado principalmente ao militarismo deixado pela ocupação por força, ainda na segunda metade do XIX de territórios na África, o neocolonialismo, e por guerras, como a Guerra Franco-Prussiana, que resultaram em rivalidades regionais, já que as perdas envolviam vidas e territórios, e aumento da produção de tecnologia e material bélico. Não apenas isso, muitos países passaram a formar alianças entre si, como meio de fortalecer laços históricos ou criar vias econômicas e militares para desenvolvimento e proteção.


Além disso, deve-se atentar que neste período surgiram movimentos independentistas ou unificadores, principalmente no leste europeu. Pois em algumas áreas residiam grupos que possuíam cultura, línguas e até território próprios, mas este último estava ocupado e dominado por forças "estrangeiras". Assim, o revanchismo supracitado tinha origem também na dominação e supressão do princípio da autodeterminação dos povos.


O último tópico foi, inclusive, o responsável pelo ato fatal para a eclosão da Primeira Gurra Mundial, quando Gavrilo Princip, membro de um grupo pan-eslavista, atentou contra a vida de Franz Ferdinand, herdeiro do trono Áustro-Húngaro, em Sarajevo, em 1914. É, claro, já existiam precedente para o conflito, e o fato do assassinato não causou toda a instabilidade, e é quase apenas um marco temporal para as declarações de guerra entre os países.


:)

Respondido por ferretti
41

Com o avanço do imperialismo tornava-se cada vez menos possível manter o funcionamento da exploração sem o investimento em poderio bélico. Países como Inglaterra, França e Alemanha precisavam reafirmar sua presença nas áreas coloniais e, para isso, investiram militarmente.

Esse investimento militar provocou o crescimento de um sentimento nacionalista, que identificava nos outros países os inimigos que deveriam ser combatidos.

Deste contexto emergiu a Primeira Guerra Mundial, resultado de confrontos imperialistas, disputas territoriais, capitalistas e nacionais.

Saiba mais:

https://brainly.com.br/tarefa/1246268

Anexos:
Perguntas interessantes