Relacione o Iluminismo com o Livro Divergente by Veronica Roth Dou melhor resposta pra responder
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pra começar, o iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século 18 na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Vale ressaltar que o Ilumismo lutava contra o sistema da época, um sistema absolutista monárquico, com a igreja ditando o que era verdade e o que era mentira. Eles lutavam por liberdade, assim como a Tris, em "Divergente".
A história do livro fala sobre uma sociedade dividida em facções, onde cada facção é separada por padrões de comportamento que devem ser severamente seguidos. Depois que se entra em uma facção, não se pode mais sair ou trocar, você passa a servi-lá. E se não a seguir, como em qualquer sistema totalitário, você será punido. No livro, a punição é você virar um "sem facção", os sem facção vivem em condição de miséria, largados ao nada e sem nenhum direito, se tornando alheios à sociedade. Invisíveis. Isso te lembra alguma coisa da vida real? Haha, pois é.
Podemos fazer um paralalelo entre a sociedade que o Iluminismo era contra, como a sociedade retratada no livro. Ambos sistemas que aprisionavam sua população, onde alguns reinavam sob outros e guiavam seu destino. Uma sociedade que não aceita o diferente, ou algo que fuja às suas regras. Uma sociedade totalitária!
Agora se pensarmos nas pessoas que compunham o movimento do Iluminismo, temos sujeitos que não aceitavam seguir regras cegamente, que queriam ter controle sobre sua própria vida. Sujeitos que enxergavam abusos, violência, injustiças e não concordavam com isso. Verdadeiros revolucionários, que desejavam liberdade e mudança! Assim como os "divergentes" do livro, na história eles são tidos como pessoas que nascem diferentes e que são considerados um perigo para a sociedade. Mas por que um perigo? Porque os divergentes não têm aptidão pra obedecer, são rebeldes. Ai vem outro paralelo, já que no livro os tido como divergentes são perseguidos, e precisam se esconder. Do mesmo modo que na vida real, o diferente é visto como uma ameaça.
Me empolguei, espero que ajude.❤