Relacione o iluminismo com a geografia.
Soluções para a tarefa
O Iluminismo foi uma corrente filosófica que ocorreu na transição do feudalismo para o capitalismo. Esta corrente acreditava que o homem nascia naturalmente bom e a sociedade o corrompia, e para mudar esta situação o homem deveria ter liberdade, livre arbítrio.
O iluminismo teve grande apoio da classe burguesa, pois era anticlerical e trouxe avanço na revolução industrial.
Nas grandes navegações, a cartografia foi o principal objeto de estudo, e com advento do Iluminismo, as ciências naturais passaram a ser também, onde a investigação científica, a classificação de animais e plantas teve um grande avanço.
Com as ciências naturais ocorreu a sistematização e divisão das espécies. O raciocínio geomorfológico - estudo das formas da superfície terrestre - também se desenvolveu. A geografia física, entre outras ciências, se separou da religião. Os relatos de viagens passaram a ser cheio de detalhes, o que aumentou o interesse dos leitores. Os Filósofos Iluministas auxiliaram no desenvolvimento da geografia. Neste período, ocorreu na França o desenvolvimento da cartografia em pequena escala para grande escala.
Rousseau, Filósofo com visão voltada para a educação, propôs que as crianças estudassem de perto o ambiente, desenvolvendo desta forma o estudo de campo, o que marcou um grande avanço para a ciência geográfica. Pestalozzi (1746-1827) deu continuidade ao pensamento de Rousseau, criou escolas com perspectivas geográficas bem mais modernas do que as existentes à época. Carl Ritter e Elisée Reclus, importantes geógrafos, formaram-se na escola de Pestalozzi.
A idéia de se estabelecer forças que moldassem os países e propusessem estratégias para evolução, foi a principal ideia de Turgot (1727-1781), Filósofo que desenvolveu a Geografia Política.
Através das observações realizadas perto do porto onde residia, Kant trouxe novos elementos para geografia, o tempo e o espaço passaram a ser estruturas fundamentais, observava as pessoas e as associava com os diversos lugares de onde vinham. O Filósofo Gottfried Herder (1744-1803), influenciado por Kant, estudou a história dos povos e suas ligações com seus espaços de vida. Este estudo tinha como objetivo explicar a história no contexto de cada povo e a marcha da humanidade rumo ao progresso.
O período do Iluminismo foi marcado por grandes pensadores e filósofos, que revolucionaram com suas idéias o Estado, e estigmatizaram o desenvolvimento da humanidade até os dias atuais. Este período que ocorreu após o chamado período das trevas, abriu espaço para o desenvolvimento do pensamento para a realidade, e não mais para uma visão divina e etnocentrista - ato de ver e analisar ao mundo de acordo com os parâmetros da própria cultura.