relacione o fim da primeira república com a Revolução de 1930
(vargas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O fim da primeira república se deu justamente com o início da Era Vargas, pois foi um período que só Vargas esteve no poder (1930-1945). Apesar da vitória de Prestes nas eleições presidenciais, os militares, juntamente com os mineiros, não concordaram e não deixaram ele assumir, dando o governo para Vargas. Isso ficou conhecido como a Revolução de 1930, demarcando o fim da Primeira República.
A primeira república entrou em crise após o rompimento de São Paulo, com a política do Café com Leite que garantia a alternância de poder entre esses dois Estados. De modo que com a quebra desse pacto Vargas encontrou aliados para destituir o então presidente, Júlio Prestes e iniciar à revolução de 1930.
Causas para a Revolução de 1930:
A revolução foi articulada com forças políticas e militares dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Do Sul, que alegavam a existência de fraudes eleitorais, por isso Júlio Prestes não poderia assumir o governo.
Havia um descontentamento da elite mineira com o protagonismo que São Paulo quebrou a política do café com leite ao não indicar um candidato à presidência do Estado de Minas Gerais.
Além disso, o modelo não agradava outros estados brasileiros que gostariam de ter uma maior participação política, a fim de participar das decisões econômicas e sociais do país.
A Elite Paulista sofreu com a crise de 1929, que derrubou o preço do café provocando danos à economia dos produtores, o que levou ao desemprego e grandes dificuldades financeiras.
Ademais, ainda existia um forte descontentamento dos oficiais de baixa patente do exército brasileiro que desejavam derrubar a república oligárquica e instituir uma nova forma de governo.
Leia mais sobre a revolução de 1930 em: brainly.com.br/tarefa/39209710
#SPJ2