História, perguntado por eduardawendling, 1 ano atrás

relacione o fascismo a democracia

Soluções para a tarefa

Respondido por caetanow
2

Historicamente a adesão inicial ao fascismo foi um fenômeno típico das classes dominantes desesperadas e das classes médias empobrecidas e apenas pontualmente conquistou os estratos mais baixos da sociedade, ideologicamente dominados pelo trabalhismo social-democrata ou pelo comunismo. Nos mais diversos cantos do mundo, dos nazistas na Alemanha e camisas-negras na Itália, aos integralistas brasileiros e caudilhistas espanhóis seguidores de Franco, as classes médias, empobrecidas pelas sucessivas crises do pós-guerra (1921 e especialmente 1929), formaram o núcleo duro dos movimentos fascistas.

Esse alinhamento ao fascismo teve como fundo principal uma profunda descrença na política, no jogo de alianças e negociatas da democracia liberal e na sua incapacidade de solucionar as crises agudas que seguiam ao longo dos anos 1910, 20 e 30. Enquanto as democracias liberais estavam estáveis e em situação econômica favorável, com certo nível de emprego e renda, os movimentos fascistas foram minguados e pontuais, muito fracos em termos de adesão se comparados aos movimentos comunistas da mesma época. Porém, uma vez que a democracia liberal e sua ortodoxia econômica mostraram uma gritante fraqueza e falta de decisão diante do aprofundamento da crise econômica nos anos 1920 e 30, a população se radicalizou e clamou por mudanças e ação.

 
                       
Respondido por hudson67
1
Democracia é o produto que se vende. A ilusão de participação política e tomada de decisões. Mas vivemos em democracias de baixa intensidade e convivemos com regimes sociais fascistas. Regimes autoritários disfarçados de democracia.

marginalmente falando é quando vc compra algo que esperava ser original mas era do paraguai. Você esperava ter um nike(democracia), mas leva um nique(regime autoritário)
Perguntas interessantes