História, perguntado por rennatamacedo78, 10 meses atrás

relacione o calvinismo ao desenvolvimento do capitalismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriachristensen
9

Resposta:

Explicação:

O Calvinismo foi uma religião que teve início a partir das ideias de John Calvino após a Reforma Protestante.

Para compreender a relação entre o Calvinismo e o Capitalismo, é importante entender do que se trata a Reforma Protestante.

Tal reforma tinha como objetivo basicamente reformular os preceitos seguidos pela Igreja Católica, uma vez que essa praticava ações que deveriam ser censuradas como a venda de cargos religiosos, quebra do Celibato, venda de indulgências etc. Porém a Reforma acabou tendo como consequência a ruptura com a Igreja.

O estopim da Reforma foi quando o Papa permitiu a venda de indulgências, ação considerada inaceitável por um teólogo chamado Martinho Lutero. Logo, Lutero expressou seu descontentamento e defendeu teses que apresentavam as mudanças que deveriam ser feitas pela Igreja, tal que estava agindo de forma contradizente à fé.

Logo as ideias de Calvino também passaram a se propagar.

João Calvino também apresentou seu pensamento acerca das práticas do clero Católico. Em uma de suas abordagens, Calvino se opõe ao posicionamento da Igreja em relação ao Capitalismo, uma vez que ela era contra as práticas capitalistas alegando que era pecado o acúmulo de lucro. Para Calvino, a salvação é por predestinação e a Riqueza é um sinal de que a pessoa estava predestinada a ir para o céu.

Logo, para a Burguesia as ideias do Calvinismo eram propícias pois afirmavam que o acúmulo de riquezas não era pecado mas sim um sinal de salvação.

PORTANTO, o Calvinismo propiciou o desenvolvimento Capitalista pois permitia aos Burgueses, classe que representa o capitalismo nascente, sentirem-se a vontade em enriquecer "sem ser mandado para o inferno".

Perguntas interessantes