História, perguntado por eduardahack, 10 meses atrás

Relacione Hórus, Osíris e Isis, destacando sua importância no panteão (conjunto de deuses)
mitológico egípcio e relacionando ao Deus dos embalsamadores:

Soluções para a tarefa

Respondido por ralfae
2

Resposta:

Na mitologia egípcia, Osíris teria sido o primeiro faraó do mundo terreno, governando ao lado da rainha Ísis, sua esposa. Seu governo era perfeito e o mundo prosperou enquanto o casal se sentava sobre o trono, o que despertou a inveja de Set, irmão de Osíris, que tentou um golpe de estado para se tornar o novo faraó. Set embebedou seu irmão e o prendeu numa caixa, essa sendo jogada no Rio Nilo para que Osíris nunca mais retornasse. Após isso, Set reivindicou o trono e tornou Ísis sua rainha, e nenhum dos deuses ousou desafiar seu poder.

Set não era justo e bom como Osíris, então seu reinado foi perverso e negativo. Ísis, a rainha, não se abateu e vagou todo o Nilo procurando pela caixa de Osíris, até que finalmente encontrou e a levou para o Egito, lançando um feitiço sobre Osíris para que ele pudesse ter um filho com ela. Deu tudo certo e o casal teve Hórus, o filho proibido que foi escondido numa ilha longínqua.

Depois disso Ísis e Thoth, o sábio, criaram o processo de mumificação, que garantia aos mortos uma vida eterna no além-vida. Set cortou os pedaços de Osíris para que o mesmo não fosse mumificado e renascido, mas Ísis procurou novamente pelas partes até que tudo fosse reunido, e então eles foram até Anúbis, deus dos mortos, para que ele revivesse Osíris.

É graças à lenda que o processo de mumificação foi realizado em faraós do Antigo Egito para que eles pudessem passar pelo julgamento e habitarem o além-vida.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes