Relacione exclusão, desigualdade e violência
Soluções para a tarefa
Explicação:
Exclusão social: é um conceito que caracteriza a exclusão ou afastamento de grupos do sistema sócio-econômico predominante.
Geralmente por questões financeiras, o grupo excluído, também chamado de minoria social, não tem o acesso a bens e serviços básicos e que garantem a condição de vida digna, defendida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A desigualdade social :é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
No mundo existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia e a violência contra a mulher, entre outras. Elas acontecem quando alguém ou um grupo de pessoas utiliza intencionalmente a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, privando as de liberdade, causando algum dano psicológico, emocional, deficiência de desenvolvimento, lesão física ou até a morte.
algumas formas de violência:
Violência física- Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.
Violência institucional- tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas etc.) Predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades.
Violência intrafamiliar- acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
Violência moral- ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra