relacione dança de salão com preconceito
Soluções para a tarefa
Resposta:
. A dança, como manifestação cultural, representa um dos enfoques desta pluralidade, trazendo em si a diversidade de expressões, necessidades, ensejos e possibilidades de comunicação em diferentes épocas. Na contemporaneidade e, pensando especialmente no contexto escolar, a dança oferece um campo inesgotável de conhecimentos que leva os indivíduos a se perceberem como sujeitos históricos, a se reconhecerem em sua totalidade, a se alfabetizarem corporalmente, a se relacionarem com as outras pessoas, a brincarem com a dimensão tempo-espaço, a perceberem as distintas formas de expressão a partir das mais variadas culturas.
A dança de salão, uma das formas de expressão gestual do ser humano, coloca-se como conhecimento a ser apreendido na escola não apenas porque conduz à experimentação das várias habilidades de movimento e formas expressivas, mas especialmente porque nos remete ao trânsito pela diversidade cultural e pela possibilidade de identificação das características de uma dada civilização e seu processo de mundialização cultural. Assim, embora um determinado ritmo seja originário em um dado país (marcado por suas peculiaridades culturais), é difundido e aceito em distintas civilizações como parte das necessidades culturais dos indivíduos.
Seja pela característica sensual e maliciosa do samba brasileiro ou do merengue dominicano, seja pela destreza, liberdade e rebeldia que marcaram o rock norte-americano, seja pela leveza, imponência e altivez das valsas vienenses, ou ainda, pelo requinte, sedução e glamour do tango argentino, a dança de salão revela os vários desejos humanos de comunicação, de expressão de conflitos e necessidades extásicas e históricas, marcadas pela aproximação gradativa dos corpos.