Relacione aspectos da constituição dos Estados Unidos aos ideais do Iluminismo
Soluções para a tarefa
1- Igualdade (colonos das 13 colônias queriam igualdade com os ingleses)
2- Liberdade (queriam tomar suas próprias decisões, tanto políticas como econômicas)
3- Propriedade privada
4- Direito de rebelião (contra governos) tirânicos.
Resposta:
Como resultado do 13º processo de libertação colonial, logo após derrotar os colonos britânicos, foi discutida a Constituição americana. Naquela época, formamos duas facções, formadas por Federalistas e Republicanos.
O Federalismo defende o fortalecimento do poder central para manter a aliança política do país. Por outro lado, os Republicanos acreditam que a autonomia nacional não pode ser submetida ao governo central.
Para encontrar um equilíbrio entre as duas tendências, a Carta Constitucional dos Estados Unidos consiste basicamente em uma série de cláusulas restritivas. O documento foi criado em 1787 e abriu caminho para a elaboração de uma série de leis para os estados autônomos dos Estados Unidos resolverem problemas de natureza mais específica.
Com uma história de mais de 220 anos, a Constituição dos Estados Unidos sofreu apenas 27 emendas. Suas primeiras dez emendas, a chamada "Declaração de Direitos", foram implementadas quatro anos após sua criação e envolviam questões relacionadas à liberdade de expressão e de religião. Ideologicamente influenciado pelo Iluminismo, o documento foi, em última análise, guiado pela natureza política de outras revoluções liberais que se seguiram.
Na reforma mais famosa ocorrida posteriormente, podemos nos concentrar na lei (1865) que determinou o fim da escravidão. Votar para mulheres (1920), proibição de confissão sob tortura (1937) e proibição de conceder aos cidadãos o direito de permanecer calados e exigir um advogado quando acusados de um crime (1966). A "Proibição" que proíbe o comércio de bebidas alcoólicas é a única emenda que o governo dos Estados Unidos retirou.
Em contraste, podemos ver que o sistema jurídico que governa os Estados Unidos tem funções e estabilidade consideráveis. Em menos de dois séculos, formulamos oito constituições diferentes. O último foi criado em 1988 e tem um texto bastante extenso, até hoje foi revisado 53 vezes. Para muitos juristas, reduzir a constituição é essencial para o melhor funcionamento das instituições judiciais do país.
Espero ter ajudado !!