Relacione as TE com as estruturas representadas a seguir:
I ETANAL II-ETANO III ETANOL iv-METANOL V-PROPAN 1 OL
a) -88,6º c b) 20,1 c)64,6º c d) 78,29 º c e)97,2 º c
Soluções para a tarefa
Olá Rosy, tudo bem?
Para temperatura de ebulição e fusão temos que pensar que mudar de estado é deixar as moléculas mais livres, menos presas. Quanto maior a força intermolecular (força de atração entre moléculas devido ao fato delas serem polares), mais presas entre si as moléculas se encontram, necessitando maior quantidade de energia para quebrar essa força e “liberar” as moléculas, ou seja, MAIOR A TEMPERATURA DE EBULIÇÃO/FUSÃO.
No caso de compararmos moléculas com a mesma força intermolecular o “fator desempate” é o tamanho da molécula, visto que quanto mais átomos a molécula tiver, mais interações entre as moléculas pode haver.
Assim, temos 3 moleculas com grupo OH (devido ao final “ol”, que indica que é álcool) cujas moléculas apresentam força intermolecular do tipo ligação de Hidrogênio, a interação mais forte (veja que ela ate recebe nome de ligação, de tão intensa): o PROPAN-1-OL, o ETANOL e o METANOL.
As ligações de Hidrogênio apresentam maior força de atração, portanto as moléculas que as possuem tem o MAIOR PONTO de EBULIÇÃO. O fator desempate será o TAMANHO DA MOLECULA.
Assim:
O PROPAN-1-OL vai ter a maior Temperatura de Ebulição/Fusão (3 carbonos), seguido do ETANOL (2 carbonos) e do METANOL (1 Carbono).
Portanto:
PROPAN-1-OL: 97,2(e)
ETANOL: 78,29 (d)
METANOL: 64,6 (c)
Sobram outras duas moléculas de mesmo tamanho (2 carbonos) mas funções diferentes: ETANAL(Aldeido) e o ETANO (Hidrocarboneto).
O ETANO é formado apenas por Carbono e Hidrogenio. Não apresenta polaridade relevante suas moléculas, fraquíssima força de atração (força do tipo Dipolo induzido)
O ETANAL apresenta um oxigênio em sua estrutura. O Oxigênio torna a molécula polar mas não tão forte como um grupo OH tornaria. (força Dipolo – Dipolo).
Assim, poderíamos esperar que
ETANAL: 20,1 (b)
ETANO: -88,6 (a)
:)