História, perguntado por morganadm, 10 meses atrás

relacione as seguintes palavras: anarquismo, socialismo, imigração, industrialização, greves, melhores condições de trabalho, substituição de importações, primeira guerra mundial.

Soluções para a tarefa

Respondido por veigatecwb
4

Resposta:

Bom dia,

Morganadm

A resposta da questão solicitada é:

REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.

ANARQUISMO: O movimento niilista (anarquista) nasceu no século XIX, na Rússia governada pelos czares, é uma escola que exalta radicalmente a concepção materialista e positivista.  

SOCIALISMO: Os Mencheviques visavam alianças com a burguesia para derrubar o Czar e implantar um regime liberal na Rússia, pensavam ser necessário desenvolver plenamente o capitalismo, para adiante ir para o socialismo, os Bolcheviques, por seu lado, defendiam a implantação imediata do socialismo.  

IMIGRAÇÃO: A Revolução Russa de 1917 e a formação do Estado Soviético ocasionaram grandes mudanças na estrutura social da Rússia e produziram um fluxo emigratório inédito no século XX.  

INDUSTRIALIZAÇÃO: O Czar Nicolau II decidiu entrar em um processo de modernização da economia russa com um processo de industrialização. A indústria russa nasceu dependente do capital estrangeiro. As fábricas que se montavam (metalurgia, mineração, etc.) dependiam de investimentos externos,  

GREVES: No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.  

MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO: No início dessa “Revolução Industrial” a classe operária que se formava, vivia e trabalhava em condições precárias, sem legislação trabalhista e com extensas jornadas de trabalho de mais de 14 horas por dia, Na luta por melhorias, os operários fundaram o Partido Operários Social Democrata Russo (POSDR), em 1898.  

SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES: A modernização da sociedade russa ocorreu de forma distinta das sociedades capitalistas da Europa Ocidental. Em vez da constituição de uma sociedade industrializada baseada na ação da burguesia e amparada pela propriedade privada dos meios de produção, o que se verificou foi um processo de industrialização e modernização social cujo centro era o Estado.  

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: Em 1914, a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial. Porém, em pouco tempo, os russos perceberam seu atraso frente as potências imperialistas. Sofrendo pesadas derrotas na frente de batalha, o povo russo passava a pedir o fim do Czarismo. Assim eclodiu a Revolução Russa.  

“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier

Perguntas interessantes