Relacione as principais diferenças morfológicas e fisiológicas entre xilema e floema
Soluções para a tarefa
Diferenças fisiológicas:
Xilema:
Transporta seiva bruta das raízes até as folhas.
Duas teorias justificam o processo de como a seiva bruta sobe,dentre elas:teoria da pressão de raiz e teoria da tensão coesão da água.
A primeira teoria afirma que devido o transporte ativo de sais para células próximo ao xilema,faz com que gere muita pressão osmótica,fazendo a seiva subir.
A segunda teoria afirma que durante a transpiração,a água é puxada como se fosse uma corrente para cima,devido as ligações de hidrogênio entre elas.
Floema:
Transporta seiva elabora.
A teoria que justifica a seiva ir das folhas até as raízes é a teoria do fluxo de pressão.
TEORIA DO FLUXO DE PRESSÃO:A glicose é um fator imprescindível para que se tenha pressão osmótica.Inicialmente,parte da água do floema entra no floema.Depois,por transporte ativo,a glicose é mandada para células companheiras para serem distribuindo a glicose para as outras células do organismo do vegetal,mas antes que isso ocorra,as células companheiras ficam concentras,fazendo com que parte da água presente no floema passe para essas células,deixando o floema ainda mais concentrado.Com isso,mais água vai entrar no floema na via xilema e floema,mantendo um fluxo de seiva.
morfológica:
Xilema:
É composto por vasos abertos(células que não possui citoplasma,nem núcleo e nem organelas.São células mortas,impregnadas de lignina e sem as paredes transversais),por vasos fechados(também são células mortas impregnadas de lignina,mas o transporte ocorrerá nas pontuações),células parenquimatosas(irão produzir substâncias que vão impedir o apodrecimento do xilema) e fibras esclerenquimais que vai ajudar na sustentação.
Floema:
é composta por:células crivadas que são células vivas sem ribossomos e sem nucleo,os quais estão conectadas por pontes citoplasmáticas .AS células companheiras que garante a vida das células crivadas,pois age nutrindo-a,além de está envolvida na distribuição de seiva para outras celulas.É composta também por células parenquimatosas e fibras esclerênquima.