Geografia, perguntado por BUENOXZZYT, 8 meses atrás

Relacione as pressões sobre natureza e a apropriação das riquezas naturais da América e África. Quais são as consequências para as populações desses países e quais são os impactos causados para a biodiversidade da América e África?​

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurjonathan020
1

Resposta:

África:

A exploração dos recursos africanos faz parte de um processo desencadeado após as invasões estrangeiras ao continente desde os fins do século XV e início do século XVI. Atualmente, a renovação das invasões, por meio daquilo que Kwame Nkruma e Thomas Sankara haviam denunciado sob o nome de Neocolonialismo, demonstram a corrida por recursos africanos devido à crescente demanda internacional por matérias-primas.

Américas:

Os principais recursos minerais da América são zinco, extraído em numerosos centros produtores no Canadá, cobre, chumbo, ferro e estanho; os principais produtores são Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Bolívia e Argentina.

Explicação:

África:

Os principais atores econômicos nesse cenário são os antigos exploradores (Europa e países centrais) e países em desenvolvimento, que aproveitaram-se do apaziguamento de conflitos em alguns países, tendo como consequência a diminuição dos riscos econômicos para que multinacionais possam atuar em algumas nações africanas; Alguns países do continente, devido aos seus recursos na área energética e também mineral, acabaram se tornando alvos dos países centrais e emergentes; A Europa, velha exploradora, se mantém historicamente hegemônica na exploração de ouro e prata, enquanto os países da periferia do sistema internacional, como China, Índia e Brasil, também ávidos por recursos, querem a sua parte do bolo. E assim o fazem, através das empresas transnacionais; Olhando para o mapa da África, no que tange à sua divisão regional, essa exploração está dividida de uma forma razoavelmente equilibrada entre a África Ocidental, África Austral e Leste Africano, respectivamente em países como Libéria, Costa do Marfim, Nigéria, Angola, Botsuana, África do Sul, Moçambique e Sudão. Lembrando que o continente africano em geral é explorado, mas esses países citados acima são os que mais ilustram a avidez da demanda internacional por recursos; No caso do Alumínio existe alguns desencadeamentos ou externalidades importantes, devido à necessidade de energia elétrica para a produção do referido metal, sendo construídas Hidrelétricas que também acabam beneficiando a população por poder proporcionar o funcionamento de outras atividades econômicas, além do Porto da cidade de Beira se tornar mais dinâmico por causa do escoamento de alumínio para a exportação.

Américas:

A abundância de matérias-primas e de recursos minerais e energéticos, aliada à demanda de um amplo mercado interno contribuíram para o intenso desenvolvimento industrial dos Estados Unidos. Todos os setores produtivos acham-se representados no país, com destaque para ferro, aço e as indústrias mecânica, química, eletrônica, têxtil, naval e de papel. As grandes empresas americanas, cujos centros fabris concentram-se principalmente no nordeste do país - por isso mesmo a região mais industrializada e urbanizada do planeta - estendem sua influência por todo o mundo ocidental, tanto pelo investimento de capitais, quanto pelo controle de mercados em âmbito internacional; O Canadá ocupa o segundo lugar em desenvolvimento industrial no continente, com uma produção igualmente diversificada e de tecnologia avançada. Os países latino-americanos tentam competir com seus vizinhos setentrionais através da criação e do fomento de indústrias próprias, apesar de suas graves deficiências estruturais (comunicações precárias, grande dívida externa, escassez de capitais); Nesse grupo destacam-se o México (têxteis, papel, vidro, máquinas), a Venezuela, a Argentina, o Chile e, sobretudo, o Brasil (siderurgia e manufaturas). Nos demais países, onde a industrialização é bastante reduzida, a economia baseia-se fundamentalmente na atividade agropecuária ou na extração mineral.

Perguntas interessantes