Relacione as medidas tomadas pela corte portuguesa durante a elaboração da constituição com o processo de independencia do brasil
Soluções para a tarefa
As medidas tomadas pelas Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa acabaram influenciando o processo de Independência do Brasil, pois as Cortes tentavam reduzir a autonomia do país, que não era mais uma colônia, mas um Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Tensões pelas medidas das Cortes
Em 26 de abril de 1821, após o retorno de João VI a Portugal, a corte de Lisboa iniciou uma vigorosa campanha política para limitar as prerrogativas do Brasil.
Um dos principais motivos foi o fim do controle comercial, cujos tratados coloniais (Pacto Colonial) haviam sido quebrados pelo decreto de abertura dos portos brasileiros.
Portugal estava devastado pelas Guerras Napoleônicas e pela invasão do comércio britânico, o que afetou negativamente sua balança comercial e gerou um déficit elevado.
A instabilidade no país foi o principal motivo da Revolução Liberal no Porto. Durante a Assembleia Legislativa Constituinte portuguesa, os representantes portugueses procuraram isolar e desarticular a delegação brasileira.
Ainda em 1821, diante do apoio expresso pelos representantes da Província do Grão-Pará, as Cortes de Portugal decretaram que esta voltaria a ser uma província sob controle direto de Lisboa, não mais controlada pelo Rio de Janeiro — a antiga capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
A pressão das Cortes levou ao Dia do Fico. Diante da agressividade dos representantes portugueses e do sentimento anti-português entre os brasileiros, os representantes brasileiros se recusaram a ratificar a Constituição e acabaram fugindo de Lisboa. Desta forma, sob pena de perda de autonomia, D. Pedro I proclama a Independência do Brasil.
Para mais informações sobre Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/43666487
#SPJ4