RELACIONE AS COLUNAS, CONFORME A DEFINIÇÃO CORRETA:
] () Ocorre quando a água líquida entra em contato com um material acima de sua temperatura de ebulição – uma chapa utilizada em lanchonetes, por exemplo.
( ) Ocorre quando uma peça de roupa molhada é exposta ao sol para secar; nesse caso, diz-se que a água evaporou.
( ) Nome dado quando a temperatura de um líquido, quando aquecida gradativamente, se estabiliza.
( ) Este composto é mais volátil do que a água.
( ) Pode ser observada aquecendo-se a água na chama de um fogão – o surgimento de bolhas em movimento caótico indica o seu início.
2. RESPONDER:
a. Descreva o que é Volatilidade e Vaporização.
( 1 ) Evaporação
( 2 ) Etanol
( 3 ) Calefação
( 4 ) Ebulição
( 5 ) Temperatura de Ebulição
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
(3) Calefação é a vaporização que ocorre quando um líquido entra em contato com uma superfície que se encontra a uma temperatura muito maior que a temperatura de ebulição do líquido.
(1) A Evaporação consiste em um fenômeno em que átomos de substâncias em estado líquido obtêm energia suficiente para passar para o estado gasoso.
(5) O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição de uma substância é a temperatura em que ela passa do estado líquido para o estado gasoso
(2) O etanol, também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, sendo sua temperatura de ebulição 78,37 °C.
(4) Ebulição é a passagem de um líquido ao estado de vapor, que ocorre acompanhada da formação de bolhas
2- A volatilidade é a facilidade que uma substância apresenta de passar do estado líquido para o estado gasoso. Assim, podemos dizer que as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis.
As moléculas no estado líquido estão sempre se movimentando, o que facilita sua passagem para o estado gasoso. Mas, para que os líquidos passem para o estado de vapor, é necessário que ocorra o processo de ebulição ou a evaporação.
Vaporização é a transformação física do estado líquido para o estado gasoso. Distinta das etapas dos outros estados, o vapor não apresenta volume constante. Ele assume, portanto, a forma do recipiente no qual está acondicionado e as mudanças de temperatura geram grandes variações de seu volume e pressão. Existem três fenômenos principais do processo da vaporização que se subdivide em: evaporação, ebulição e calefação.