Relacione a vida útil de um cafezal ao declínio da lavoura cafeeira no vale do Paraíba
Soluções para a tarefa
Resposta: O vale do Paraíba também possuía outro bom aspecto para o sucesso do plantio do café, a facilidade no escoamento da produção das lavouras.
No entanto cabem aqui alguns esclarecimentos sobre o cultivo do café: ao contrario da Cana de Açúcar, que necessitava de uma grande infra-estrutura – engenhos – o café, no entanto não precisava de grandes investimentos.
A vida útil de um cafezal é de até 10 anos, ao menos em lavouras onde não há um cuidado específico de poda e adubação da cultura, como no Vale do Paraíba, que seguindo os preceitos da monocultura, explorava demasiadamente o solo e as vegetações, saturando ambos os elementos.
O declínio da lavoura cafeeira no Vale do Paraíba
É sabido que além das crises socioeconômicas ao redor do mundo que fizeram as demandas pelo café brasileiro sofrerem uma queda brusca, a falta de cuidados dos agricultores para com os cafezais também contribuiu para essa realidade, ao passo que não existiam preocupações com a planta, ela apenas deveria cumprir sua função de gerar os frutos e depois ser substituída por outra, contudo, isso cansava o solo.
Aprenda mais sobre o ciclo brasileiro do café: brainly.com.br/tarefa/1285512
#SPJ5