Relacione a venda de ópio com o sentido comercial do Imperialismo, e em seguida apresente a principal consequência do final da Guerra do Ópio para a China.
Soluções para a tarefa
Resposta:
-A Grã-Bretanha estava passando pela segunda revolução industrial, logo precisava cada vez mais de matéria-prima de custo baixo, e um grande mercado consumidor para a venda de seu produto, com isso China e índia se tornam bem atrativos, por sua grande população, gerando um grande consumo. A China se mostrava bem resistente em comprar produtos estrangeiros, no entanto apenas um produto despertava interesse, o ópio. Por ser uma substância que causa dependência química, os britânicos tinham grande lucros e aumentava o volume do comercio.
-A principal consequência foi o Tratado de Nanquim e a posse da Ilha de Hong Kong até 1997.
Explicação:
"Outro motivo da China ser interessante para a Grã-Bretanha é que a China era uma grande produtora de seda, de porcelana e do chá, que era o produto que despertava maior interesse nos Britânicos. Em 1720 eles compraram cerca de 12.700 toneladas de chá dos Chineses, e em 1830 compraram cerca de 360 mil toneladas. O ópio é uma substância entorpecente extraída da papoula, um modo ter mais lucro ainda é que muitas vezes os Ingleses forçavam os Chineses a consumi-lo, o que provocava dependência.
-Tratado de Nanquim, o primeiro dos chamados “Tratados Desiguais”, pelo qual a China aceitou suprir a tudo que a Inglaterra queria, abrindo cinco portos ao comércio Britânico, pagar uma grande indenização de guerra e entregar a ilha de Hong Kong, que ficaria sob domínio Inglês por 100 anos.