relacione a união bérica a historia do brasil colonial ???????
Soluções para a tarefa
Em 1580, Portugal vivia um sério problema sucessório, pois seus dois últimos soberanos – D. Sebastião e D. Henrique – haviam morrido sem deixar herdeiros. Como o trono português estava livre, o rei da Espanha, Filipe II, aproveitou a oportunidade para unificar esses domínios, pois reivindicava seus direitos de herdeiro, uma vez que era neto de D. Manuel (rei de Portugal em 1500). Por meio desse argumento e da força militar, o rei espanhol conseguiu dominar o território português, o que durou de 1580 até 1640. Assim como o reino, todas as colônias portuguesas passaram a pertencer à Espanha, inclusive o Brasil. Esse período é conhecido como União Ibérica.
Samsung Galaxy S7Smartphone Samsung Galaxy S7 G930F, Prata, Desbloqueado, 3...R$ 2.699,00Porém, em 1581, a Espanha perdeu alguns domínios seus na Europa, e entre eles estava a Holanda, que passou a ser um país livre e rico. Os holandeses tinham uma grande rede comercial e sua capital, Amsterdã, era considerada um grande centro na Europa. Entre os negócios dos comerciantes holandeses estava o refino e a distribuição do açúcar brasileiro por todo o continente europeu. Entretanto, a Espanha não pretendia reconhecer a independência holandesa, nem permitir seu desenvolvimento econômico. Por isso, foi decretado o embargo espanhol, ou seja, a proibição de todas as colônias (dentre as quais estava o Brasil) pertencentes à Espanha de comercializar com a Holanda.
Diante dessa proibição, os holandeses resolveram invadir o nordeste brasileiro e dominar diretamente a produção açucareira. Inicialmente, escolheram a região da Bahia, mas foram derrotados pelas tropas locais. Em 1630, a esquadra holandesa invadiu Pernambuco e, após cinco anos de lutas, conseguiram derrotar os portugueses e dominar a região. Para reorganizar a produção após todos esses anos de conflitos, o governo da Holanda enviou o Conde João Maurício de Nassau. Este resolveu administrar a região de forma tolerante, para ganhar a confiança e o apoio dos produtores de açúcar.