Relacione a tensão social durante o Diretório e a consequente ascensão política de Napoleão Bonaparte
Soluções para a tarefa
O Governo do Diretório (1795-1799): formado pela alta burguesia, marcado pela alta instabilidade política e crise econômica (agravado pela anulação das medidas populares) que contribuiu para a ascensão rápida do general Napoleão Bonaparte ao poder, que já tinha adquirido uma enorme popularidade por reprimir as ameaças de invasão do países absolutistas e de tentativas de golpe de estado pelos jacobinos e monarquistas durante essa fase. Assim a alta burguesia percebeu que ele era o líder ideal (era acima de qualquer partido, o herói nacional e com apoio do Exército) para afastar a tensão social (o medo da radicalização popular) através de um golpe de Estado que implantaria uma ditadura para consolidar a ordem burguesa.
Resposta:
A tensão social durante o Diretório acabou promovendo a ascensão política de Napoleão Bonaparte, o general que mais se beneficiou e ganhou popularidade durante a Revolução Francesa e a posterior República.
Com a presença da tensão social durante o Diretório , logo Bonaparte passou a defender seus próprios interesses políticos, sendo que o resultado disso foi sua nomeação como Cônsul em 1799.