História, perguntado por gux022, 10 meses atrás

Relacione a participação militar da Itália na segunda guerra à crise do facismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por ThiagoRodrigues3123
17

A Itália, durante a Segunda Guerra, tinha no comando o Duce Benito Mussolini, que colocou o país na guerra ao lado do Eixo. A Itália não teve muita força como a Alemanha, e foi a primeira a sofrer com o fim da guerra. Tropas dos aliados adentraram a Itália e pegaram Mussolini, fuzilando-o em praça pública, dando fim ao fascismo na Itália.

Respondido por Elizabethlionests14
1

Resposta:

Entre 1922 e 1924, Benito Mussolini governou de forma conciliatória, não se sobrepondo ao poder do rei Vítor Emanuel 3º, o que não agradou a muitos dos membros do Partido Nacional Fascista, que queriam a instalação de uma ditadura. Mas aos poucos Mussolini foi organizando um governo paralelo. Em janeiro de 1923, as milícias fascistas foram transformadas na Milícia Voluntária de Segurança Nacional. Ao mesmo tempo se formou o Grande Conselho Fascista, que se reunia às escondidas, com o objetivo de formular as diretrizes políticas para os membros do PNF que aos poucos iam assumindo cargos no governo. Tanto a MVSN quanto o Grande Conselho ficavam sob ordens diretas de Mussolini.

Em 1924 ocorreram eleições parlamentares na Itália, depois de uma ampla reforma eleitoral que privilegiava os interesses do PNF. Em meio a espancamentos e fraudes, os fascistas e seus aliados conseguiram 2/3 das cadeiras do Parlamento. Numa das primeiras sessões do novo Congresso, em maio de 1924, o deputado socialista Giacomo Matteotti fez um discurso apresentando provas das inúmeras fraudes durante as eleições, exigindo sua anulação. Poucos dias depois, Matteotti foi sequestrado e somente em agosto seu cadáver foi encontrado.


Elizabethlionests14: Espero ter ajudado
Perguntas interessantes