Relacione a linha (definição) com a coluna correta (períodos/movimentos artísticos).
Renascimento Romantismo Realismo Impressionismo Simbolismo
1)Nasceu no século XIX, entre as décadas de 1880 e 1890, na França. Os artistas desse movimento criavam obras de arte que pareciam cenas de sonhos, repletas de seres fantásticos e símbolos. O interesse pelo mundo espiritual teve influência das culturas orientais e também do modo de viver dos povos considerados, na época, “primitivos”, que supostamente teriam uma conexão direta com a natureza.
Renascimento Romantismo Realismo Impressionismo Simbolismo
2)Esse movimento nasceu na Europa no fim do século XVIII, um momento em que os filósofos, artistas e políticos propunham e viviam grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. O clímax dessa época foi a Revolução Francesa (1789-1799).
Renascimento Romantismo Realismo Impressionismo Simbolismo
3)A partir deste período, no século XVI, a arte do Ocidente passou a olhar para a natureza e suas características e padrões como algo a ser reproduzido e representado com fidelidade nas artes, como em pinturas, composições musicais, entre outras obras.
Renascimento Romantismo Realismo Impressionismo Simbolismo
4)Surgiu na França, em meio à Revolução de 1848. Essa revolução deu voz às pessoas de classes menos favorecidas e fez os artistas se interessarem por uma arte que fosse menos idealizada, ou seja, que retratasse a realidade de forma mais objetiva.
Renascimento Romantismo Realismo Impressionismo Simbolismo
5)Emergiu no século XIX, na França, momento em que as grandes cidades passavam por transformações culturais diversas, por meio do divertimento, das artes, da literatura e das constantes inovações tecnológicas, como o advento do telefone, do cinema e do automóvel. Movimento artístico que se voltou principalmente para as questões técnicas do uso de luz e de cores na pintura.
6)Relacione a linha (definição) com a coluna correta (períodos/movimentos artísticos)
Cubismo Suprematismo e Construtivismo Expressionismo Abstrato Arte Bruta Arte Povera
7)Surge no século XX, em 1907. Movimento artístico que se interessava pela geometrização das formas e que também se inspirava nas transformações culturais, sociais e tecnológicas da época, que estavam ocorrendo nas grandes cidades. Nas colagens, por exemplo, os artistas cubistas foram os primeiros a usar imagens retiradas de jornais e revistas e outros objetos já prontos.
Cubismo Suprematismo e Construtivismo Expressionismo Abstrato Arte Bruta Arte Povera
8)Emergiram por volta de 1913, na Rússia. Buscavam romper com qualquer referência ao mundo objetivo, com finalidades práticas e com as ideias de imitação da natureza e consideravam que as obras de arte deveriam ser pensadas como construções, indo além da ideia de representação.
Cubismo Suprematismo e Construtivismo Expressionismo Abstrato Arte Bruta Arte Povera
9)Surgiu em Nova York, Estados Unidos, entre o fim da década de 1940 e o início da década de 1950, após o término da Segunda Guerra Mundial. Os artistas desse movimento buscavam novas formas de expressar sentimentos pela arte, especialmente os provocados pelos efeitos da guerra.
Cubismo Suprematismo e Construtivismo Expressionismo Abstrato Arte Bruta Arte Povera
10)Termo criado em 1945, pelo artista francês Jean Dubuffet (1901-1985). Esse modo de fazer arte pretendia ser livre de influências de qualquer estilo oficial, incluindo as vanguardas e o mercado da arte.
Cubismo Suprematismo e Construtivismo Expressionismo Abstrato Arte Bruta Arte Povera
11)Surgiu na década de 1960, na Itália, e significa, em português, “arte pobre”. Esse nome faz referência às escolhas dos materiais e às intenções dos artistas desse movimento, que tinha o propósito de “empobrecer” a obra de arte e fazer uma crítica ao mundo das galerias e museus da época, além de diminuir as barreiras entre a arte e a vida cotidiana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Simbolismo: Nasceu no século XIX, entre as décadas de 1880 e 1890, na França. Os artistas desse movimento criavam obras de arte que pareciam cenas de sonhos, repletas de seres fantásticos e símbolos. O interesse pelo mundo espiritual teve influência das culturas orientais e também do modo de viver dos povos considerados, na época, “primitivos”, que supostamente teriam uma conexão direta com a natureza.
2) Romantismo: Esse movimento nasceu na Europa no fim do século XVIII, um momento em que os filósofos, artistas e políticos propunham e viviam grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. O clímax dessa época foi a Revolução Francesa (1789-1799).
3) Renascimento: A partir deste período, no século XVI, a arte do Ocidente passou a olhar para a natureza e suas características e padrões como algo a ser reproduzido e representado com fidelidade nas artes, como em pinturas, composições musicais, entre outras obras.
4) Realismo: Surgiu na França, em meio à Revolução de 1848. Essa revolução deu voz às pessoas de classes menos favorecidas e fez os artistas se interessarem por uma arte que fosse menos idealizada, ou seja, que retratasse a realidade de forma mais objetiva.
5) Impressionismo: Emergiu no século XIX, na França, momento em que as grandes cidades passavam por transformações culturais diversas, por meio do divertimento, das artes, da literatura e das constantes inovações tecnológicas, como o advento do telefone, do cinema e do automóvel. Movimento artístico que se voltou principalmente para as questões técnicas do uso de luz e de cores na pintura.
6) ?
7) Cubismo: Surge no século XX, em 1907. Movimento artístico que se interessava pela geometrização das formas e que também se inspirava nas transformações culturais, sociais e tecnológicas da época, que estavam ocorrendo nas grandes cidades. Nas colagens, por exemplo, os artistas cubistas foram os primeiros a usar imagens retiradas de jornais e revistas e outros objetos já prontos.
8) Suprematismo e Construtivismo: Emergiram por volta de 1913, na Rússia. Buscavam romper com qualquer referência ao mundo objetivo, com finalidades práticas e com as ideias de imitação da natureza e consideravam que as obras de arte deveriam ser pensadas como construções, indo além da ideia de representação.
9) Expressionismo Abstrato: Surgiu em Nova York, Estados Unidos, entre o fim da década de 1940 e o início da década de 1950, após o término da Segunda Guerra Mundial. Os artistas desse movimento buscavam novas formas de expressar sentimentos pela arte, especialmente os provocados pelos efeitos da guerra.
10) Arte Bruta: Termo criado em 1945, pelo artista francês Jean Dubuffet (1901-1985). Esse modo de fazer arte pretendia ser livre de influências de qualquer estilo oficial, incluindo as vanguardas e o mercado da arte.
11) Arte Povera: Surgiu na década de 1960, na Itália, e significa, em português, “arte pobre”. Esse nome faz referência às escolhas dos materiais e às intenções dos artistas desse movimento, que tinha o propósito de “empobrecer” a obra de arte e fazer uma crítica ao mundo das galerias e museus da época, além de diminuir as barreiras entre a arte e a vida cotidiana.