Relacione a Independência do Brasil á família real (1808)
Soluções para a tarefa
Em 1808 a família real portuguesa deixou Portugal à merce dos Franceses, para evitar um confronto de Guerra e atravessaram o Oceano Atlântico para se esconderem aqui. Com a vinda da corte real para o Brasil, naturalmente que a colônia passou a ter importância e relevância, afinal, era a nova residência do Monarca.
D. Pedro I, que em 1822 declarou a independência do Brasil era praticamente brasileiro, e, entre voltar para Portugal e preferiu por aqui ficar.
Entre as mudanças que ocorreram com a vinda da Família Real para o Brasil destacam-se as 8 principais:
1. a fundação do primeiro Banco do Brasil, em 1808;
2. a criação da Imprensa Régia e a autorização para o funcionamento de tipografias e a publicação de jornais também em 1808;
3. a criação da Academia Real Militar (1810);
a abertura de algumas escolas, entre as quais duas de Medicina – uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro;
4. a instalação de uma fábrica de pólvora e de indústrias de ferro em Minas Gerais e em São Paulo;
5. a vinda da Missão Artística Francesa em 1816, e a fundação da Academia de Belas-Artes;
6. a mudança de denominação das unidades territoriais, que deixaram de se chamar "capitanias" e passaram a denominar-se de "províncias" (1821);
7. a criação da Biblioteca Real (1810), do Jardim Botânico (1811) e do Museu Real (1818), mais tarde Museu Nacional.
Consequências
Ao evitar-se que a Família Real portuguesa fosse aprisionada em Lisboa pelas tropas francesas, inviabilizou-se o projecto de Napoleão para a península Ibérica, que consistia em estabelecer nela famílias reais da sua própria família, como ainda se tentou em Espanha com a deposição de Fernando VII e Carlos IV, colocando no trono José Bonaparte.
A revelação da correspondência secreta de Junot e de Napoleão, bem como os textos dos Tratados secretos de Tilsit, não deixam margem para quaisquer dúvidas a este respeito.
O "partido francês" em Portugal, não se dando por derrotado, começou imediatamente a difundir a ideia de que a retirada estratégica da Corte para o Brasil mais não era do que uma "fuga", que teria deixado Portugal sem Rei e sem Lei. Por esse motivo foi enviada uma delegação sua ao encontro de Junot para que Napoleão Bonaparte lhes desse uma Constituição e um Rei.
Após a derrota de Napoleão, a transferência da Corte para o Brasil veio também a ter como consequência a Revolução de 1820 em Portugal, que exigiu o retorno da Família Real portuguesa e da Corte a Lisboa. O comportamento dos deputados às Cortes Constituintes face ao Brasil depois também veio a provocar a proclamação da sua Independência.
O que contribuiu para deixar o brasil estruturado para a independência e ao mesmo tempo livre para o grito às margens do Ipiranga.
ESPERO TER AJUDADO
Resposta:
a fundação do primeiro banco do Brasil e 1808