Relacione a formação da pólis com a formação da cidadania
Soluções para a tarefa
Resposta:
No desenvolvimento da pólis na Grécia, a dissolução das comunidades gentílicas se constituiu como um primeiro passo para o alcance de uma nova formação social. Até o Período Homérico (XII a.C. – VIII a.C.), as famílias gregas estavam situadas em pequenas unidades agrícolas em que o trabalho e a riqueza produzida eram igualmente divididos.
Explicação:
Formação da cidadania Grega?
Resposta:
Grécia Antiga + Sociedade
Sobre a visão histórica, a formação da pólis instituiu um espaço em que diferentes formas de organização políticas foram criadas e desenvolvidas. Já a cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade e que se refere ao seu poder e o nível da liberdade concedida, mantendo a responsabilidade de seus atos que lhe são permitidos nos espaços e na sua posição de intervir e modificá-lo. Essa expressão vem do latim "civitas", que quer dizer cidade.
Ou seja, se compõe a ideia de que cidadania seria "Moral + Ética + Liberdade de expressão", grosseiramente dizendo. Enquanto a cidade-estado, pólis, possuía um alto nível de independência: liberdade e autonomia política e econômica, que se assemelha quanto ao conceito de cidadania mas que aborda a sociedade e os frutos que ela gera.
Explicação:
Resumindo, a cidadania aborda individualmente, o que serviria como liberdade e respeito, porém a pólis agrega o sentido geral de política que portanto diz sobre a sociedade e conjunto desses indivíduos como um só personagem.
Espero ter ajudado!