relacione a forma do espermatozoide com sua função e disculta como essa produção de gametas masculinos, excessiva, contribui para o sucesso na reprodução humana.
Soluções para a tarefa
O flagelo (cauda) da a locomoção , as mitocôndrias localizadas antes da cabeça dão a energia necessária , o núcleo contem o material genético e o acrossoma (bem no começo da cabeça) tem enzimas que quebram a membrana celular do óvulo .
Quanto mais espermatozoides maior a chance do óvulo ser fecundado .
Oiee
Os espermatozóides são as células reprodutoras masculinas. Sua estrutura permite que seu deslocamento seja eficiente, melhorando as chances de conseguirem chegar ao óvulo e fertilizá-lo.
Os espermatozoides são constituídos por uma cabeça, onde fica localizado os 23 cromossomos e enzimas e também por uma cauda londa, que auxilia sua propulsão. Quando o espermatozoide chega ao óvulo, sofre uma reação acrossômica, em que sua membrana plasmática se transforma em vesícula e se rompe, liberando as enzimas presentes dentro da cabeça do espermatozoide.
Em uma ejaculação são liberados cerca de 50 milhões de espermatozoides. Esse número pode parecer excessivo, mas devemos lembrar que o processo da fecundação não é fácil. Vários espermatozoides produzidos são defeituosos e não conseguem completar o caminho até o ovócito.
A vagina da mulher é um ambiente considerado ácido, fazendo com que diversos espermatozoides morram ao chegar lá. As células de proteção do corpo da mulher também podem matar outros espermatozoides no caminho. Também existe uma quantidade que pode se perder para o exterior do corpo da mulher. Menos de um 1% da quantidade de espermatozoides ejaculada chegam ao ovócito, e esses tem a tarefa de conseguir fecundá-lo.
Espero ter ajudado!