História, perguntado por cherry2018, 1 ano atrás

Relacione a fala da Ministra com a crítica de que a atuação do Poder Judiciário como um poder moderador acaba desaguando em uma judicialização da política.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
20
Olá,

A fala da Ministra nos diz que quando as decisões no âmbito político são incapazes de se concretizarem, as condutas sempre pedem uma intervenção de outro poder, então, a política acaba sempre levando seus membros a recorrerem ao judiciário como interventor.

Ou seja, ao invés de o poder legislativo tomar suas decisões de maneira autônoma, tal como o executivo, ambos acabam sendo moderados pelo judiciário, por iniciativa própria destes ou de algum terceiro.

Isso não é saudável para uma política madura; mas acaba sendo o resultado de um modelo político ultrapassado e corrupto.

Espero ter ajudado!
Respondido por gizelesousa
0

Resposta: Embora a fala da ministra Carmem Lucia aproxime o fenômeno da judicialização e da politica ao papel moderador do poder judiciário, esta reflexão não se aplica na pratica, pois a constituição de 1988 estabeleceu expressamente:  Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Ao contrario do que estava presente na constituição de 1824, tendo em vista o papel de destaque do poder moderador.

(concentração e exercício do poder)  

Explicação:

Perguntas interessantes