Relacione a exploração predatória do Pau-Brasil na época colonial aos problemas ambientais observados na atualidade, especialmente em relação à Mata Atlântica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ter ajudado;
Explicação:
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI. A exploração dessa árvore foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.
A exploração do pau-brasil foi iniciada poucos anos depois da chegada dos portugueses na América. Eles chegaram no Brasil, no dia 22 de abril de 1500, quando a expedição de treze navios (um havia se perdido) liderada por Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, na região onde atualmente se encontra Porto Seguro (Bahia). Isso marcou o início da presença portuguesa na América.
Apesar da relevante descoberta (na ótica dos portugueses), a América Portuguesa não teve grande importância, em um primeiro momento, para os portugueses. Isso porque no começo do século XVI, a prioridade econômica para os portugueses era o comércio de especiarias da Índia, atividade extremamente lucrativa.
Isso fez com que a América Portuguesa fosse colocada em um segundo plano, e as iniciativas de exploração foram poucas. A implantação de um processo colonizatório no Brasil ocorreu somente a partir da década de 1530, quando foram implantadas as capitanias hereditárias e a produção de açúcar.
Essas primeiras décadas dos portugueses no Brasil ficaram conhecidas como Período Pré-Colonial, e a presença tímida dos portugueses aliada à falta de conhecimento do território fez com que a principal atividade do país, nesse período, fosse a exploração do pau-brasil.