Relacione a eclosão da revolução constitucionalista de 1932
Soluções para a tarefa
A revolução de 1932, foi uma guerra-civil contra o governo de Getúlio Vargas, as elites paulista visavam reconquistar sua influência política, pediam a convocação de uma assembleia constituinte para a promulgação de uma nova constituição.
Com isso, o Estado de São Paulo pega em Armas para lutar contra o governo de Vargas.
O que foi a Revolução de 1932
A revolução de 1930 destituiu o então presidente Júlio Prestes e colocou Getúlio Vargas no poder colocando fim às repúblicas oligárquicas.
Com isso, se inicia uma série de protestos contra o governo Vargas, que não foi eleito democraticamente, em 23 de maio de 1932 um ato político em favor das eleições democráticas a polícia reprime a manifestação e mata quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.
A partir disso a revolta se inicia e as iniciais dos estudantes (M.M.D.C) passaram a ser símbolo do movimento. A revolução foi liderada pelo Interventor do Estado, Pedro de Toledo.
Objetivos:
- Novas eleições
- Promulgação de uma nova constituição
- Recuperar o protagonismo de São Paulo na política nacional
Apesar dos esforços, São Paulo não contavam com um Exército forte para lutar contra as tropas de Getúlio e acabaram perdendo a guerra, entretanto conseguiu o seu objetivo, pois uma nova constituição é aprovada em 1934.
Leia mais sobre a revolução de 1932 em: brainly.com.br/tarefa/3410694
#SPJ4