Filosofia, perguntado por annacarlafrancovm7r5, 1 ano atrás

Relacione a crise na metafísica na modernidade com o relativismo moral e estetico da contamporaneidade

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
0

Para Sócrateso relativismo estava sendo usada de forma imoral, para atingir interesses próprios, estava sendo considerado até o ponto que era conveniente. Por isso Sócrates propunha que o relativo é a verdade pessoal que o individuo justificou para si a partir dos parâmetros idealizados do ponto de vista dele, o que leva ao paradoxo do relativismo existir para quem acredita e do relativismo não existir para que não acredita.


Marcelo Gleiser enxerga o trabalho cientifico como mais uma forma de devoção religiosa, de admirar o divino. Assim como Newton, Descartes e Kepler, Gleiser é defensor da metafisica, ou seja, é além da física, unifica o natural e o sobrenatural. O estudo da metafisica é de origem neoplatônica. No que se diz respeito a Deus, a metafisica está responsável por abordar a razão, a teologia e a revelação.


A relação do relativismo e com a metafisica, está no enfrentamento de conflitos. A metafísica foi deixando de ser acreditada, em seu lugar foi entrando o racionalismo, os conceitos metafísicos foram se tornando obsoletos, pois o objeto de estudo agora seria o homem em sua forma física. Como consequência o relativismo entrou no pacote que viria a tomar o espaço da metafísica, entretanto o relativismo também passou pelas suas crises, tanto na sua parte moral quanto estética, pois as pessoas só reconheciam o que lhes eram conveniente, gerando conflito de idéias entre com quem acredita e com quem não acredita. 

Perguntas interessantes