História, perguntado por talizatavito, 1 ano atrás

relacione a crise de 1929 com capitalismo liberal com intervencao do estado na economia

Soluções para a tarefa

Respondido por anatolomeli
2
A partir do século XIX, baseado nas ideias principalmente de Adam Smith, o liberalismo estava em vigor no mundo inteiro.Esse liberalismo é basicamente é a menos intervenção do Estado em relação a economia do país. Dessa forma, o mercado se "auto-controlaria", não sendo necessário que o governo controlasse a quantidade produzida e vendida. 
Nesse contexto, nos primeiros anos do século XX (sobretudo com após a 1 Guerra Mundial) a economia estadunidense cresceu e ganhou espaço no mercado internacional produzindo e vendendo cada vez mais produtos industriais. Porém, com superprodução, chegou um ponto no qual não havia mais mercado consumidor para todos os produtos e ,a partir de então, os EUA passaram a ter prejuízo de produção. Vale ressaltar que esse mercado consumidor caiu devido ao fim da 1 Guerra, uma vez que os países europeus estavam devastados e diminuíram o poder de compra para se recuperar. 
Em 1929, houve a queda da bolsa de NY e a crise despontou afetando o mundo inteiro (com a Grande Depressão da década de 30).
A partir de então, o liberalismo foi contestado e o Estado voltou a atuar como interventor da economia (política chamada Keynesianismo). Um exemplo dessa intervenção foi o New Deal, adotado pelo governo estadunidense para superar a crise de 29. 

Espero que tenha ajudado! =)
Perguntas interessantes