História, perguntado por cintiaenftrabp0jd1m, 1 ano atrás

Relacione a corrida de cavalos do ano 532 no Império Bizantino com a desigualdade social na sociedade bizantina

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
161
Está relacionado com a ordem social da época, à fome, falta de moradia e os altos impostos que a população tinha que pagar.

No ano de 532 no hipódromo de Constantinopla, ocorreu uma rebelião popular que recebeu o nome de “Revolta de Nika”.

Uma dúvida sobre qual cavalo teria ganhado a competição foi o estopim da rebelião.NIKA era o nome do cavalo que a população torcia (por isso o nome de revolta de Nika) e ele havia chegado quase empatado com o do imperador Justiniano.

O imperador declarou que o dele havia ganhado e isso gerou a rebelião.

Mas o motivo real da rebelião era outro, já de muitos anos que o povo reclamava da fome, falta de moradia e os altos impostos, motivo maior das reclamações (isso te lembra algum lugar?).

Os rebeldes massacraram a guarda real e dominaram quase toda a cidade e atacou todos os edifícios que pela opulência pareciam simbolizar a ordem social tão detestada pelo povo
Respondido por hespanholk1234
92

Resposta:

Em 532, no hipódromo de Constantinopla, o imperador anulou a vitória do cavalo predileto do povo, Nika, em favor de seu próprio cavalo. A corrida de cavalos terminou com uma enorme revolta. Contudo, esse acontecimento foi apenas a gota de água para o conflito entre os grupos sociais. Apesar de o império Bizantino possuir muitas riquezas, a desigualdade social era enorme.

Perguntas interessantes