Sociologia, perguntado por Renatinha2316, 1 ano atrás

Relacione a charge ao conceito de etnocentrismo estudado. ( texto proibição a burca na França)


Erika4: Onde está a imagem da charge?
TainaAraujo1609: Põe a charge por favor
fanyhwang: Gente a charge é essa aqui: http://2.bp.blogspot.com/-gg5JrxfKpKU/U3y9kZexrlI/AAAAAAAACfE/p8poI7jeWuc/s1600/diversidade+cultural.jpg
Erika4: Obrigada Fanyhwang!

Soluções para a tarefa

Respondido por Erika4
120
Olá! Na charge nós podemos notar duas mulheres com culturas distintas fazendo críticas em relação ao modo de se vestir. A mulher loira de biquíni critica a cultura da outra pelo fato dela usar uma burca  (bem comum nos países do Oriente Médio) alegando que ela vive em uma sociedade machista. Já a mulher de burca também faz uma crítica pelo fato da mulher loira estar vestida com poucas roupas e também vê isso como uma forma de machismo. O que vemos acontecendo na charge com as duas mulheres, é fato de que ambas estabelecem um julgamento de outra cultura a partir da sua, inferiorizando a sociedade na qual a outra vive (ao alegar que é machista, cruel e dominadora). Isso se trata exatamente de uma forma de etnocentrismo, ou seja, colocar sua própria cultura como superior. Sabemos também que a partir do momento que uma sociedade se considera superior, ela estabelece a exclusão de determinados grupos (como a escravidão, por exemplo) privando-os de direitos. Esse é o próprio caso da França, ao proibir o uso das burcas, mas o que o país fez na verdade foi uma forma de etnocentrismo, julgando as burcas a partir de valores ocidentais, sempre acreditando que essas mulheres estavam sendo oprimidas quando estão apenas agindo de acordo com a cultura na qual nasceram. Ou seja, essa ação de proibir a burca foi o mesmo que negar e impedir uma pessoa de exercer sua cultura, foi impedir o direito de liberdade de expressão de alguém, o que é uma grande ironia, pois a França tem o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". 

Espero ter ajudado. Bons estudos!
Respondido por Matheusieti
8

A charge nos apresenta duas mulheres que possuem duas culturas diferentes. A primeira veste um biquini, e, julga a segunda mulher pelo fato dela utilizar uma burca.

Além desse diálogo provar um claro desrespeito a cultura da primeira para a segunda mulher, esse posicionamento nos leva a uma ideia de etnocentrismo, que podemos notar como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.

Por fim, a charge nos liga ao conceito aprofundado da da etnologia que nota-se pelo estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos, afim de sobrepor uma cultura a outra.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/2170193

Infelizmente não consegui extrair a charge do outro site.

Anexos:
Perguntas interessantes