relacionar o funcionamento dos nossos sistemas com conceito de homeostase
Soluções para a tarefa
Resposta:
A homeostasia indica a propriedade do organismo de permanecer em equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo. O termo, que é uma junção dos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar), foi criado por Walter Canon, em 1929, e foi inspirado na ideia de meio interno fixo proposta por Claude Bernard.A expressão “meio interno” foi criada por Claude Bernard (1813-1878) depois que esse pesquisador percebeu que um ser vivo tende a manter seu funcionamento normal mesmo quando o meio externo sofre grande mudança. Isso mostra que, apesar de os organismos interagirem com o ambiente que os cerca, nem sempre o ambiente afeta seu meio interno, o qual é constituído, basicamente, pelos fluidos que circulam no corpo. O organismo seria, portanto, relativamente independente do meio.
→ Como garantimos a homeostase do corpo?
A homeostase é garantida por processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada no corpo. Entre os principais mecanismos de controle homeostático, podemos citar aqueles que controlam a temperatura corporal, pH, volume dos líquidos corporais, pressão arterial, batimentos cardíacos, concentrações dos elementos do sangue etc.O mecanismo de controle homeostático geralmente ocorre por meio de um feedback negativo. Quando isso acontece, o corpo tende a reverter a direção da mudança que está ocorrendo no corpo. Quando a taxa de glicose cai, por exemplo, há liberação de glucagon, que estimula, por sua vezm a liberação de glicose no fígado, o que faz a taxa aumentar.
Podemos concluir que tecidos, órgãos e sistemas do organismo estão constantemente trabalhando para garantir um estado de equilíbrio. Infelizmente, algumas vezes, o meio interno perde sua homeostase, o que desencadeia respostas de compensação. Quando a compensação falha, surgem doenças; quando o sucesso é conseguido, o organismo permanece saudável.
→ Importância da homeostasia
Manter o meio interno em equilíbrio é essencial para o funcionamento adequado dos sistemas que compõem o corpo humano. As enzimas, por exemplo, são substâncias que atuam como catalisadores biológicos, acelerando a velocidade de várias reações. Para desempenhar seu papel, as enzimas precisam encontrar um ambiente adequado e propício, com temperatura e pH dentro de uma faixa de normalidade, por exemplo. Assim sendo, um corpo em equilíbrio é um corpo saudável.
Para garantir que a homeostase seja conseguida, vários processos fisiológicos devem ocorrer de maneira organizada. O funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório e excretor, por exemplo, garante que nutrientes cheguem às células e que substâncias excessivas e tóxicas sejam retiradas do nosso corpo, fazendo que o organismo permaneça em harmonia. Essa harmonia garante que o meio interno seja constante e que as células funcionem de maneira adequada.
Podemos dizer, então, que fatores externos podem influenciar o ambiente interno, porém nosso corpo apresenta mecanismos que tentam reverter essas alterações. Os nossos sistemas, portanto, são responsáveis por garantir que nossa temperatura, pH dos líquidos corporais, pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo, mantenham-se dentro dos valores ditos normais. Dentre os sistemas presentes em nosso corpo, os sistemas nervoso e endócrino merecem destaque por garantirem, respectivamente, trânsito de informações e secreção de mensageiros químicos.