relacionar o desenvolvimento do humanismo com a reforma protestante
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Resposta:
Humanismo e a Reforma Protestante
Durante os eventos que desembocaram na reforma protestante no Sacro Império Romano-Germânico, a Europa estava passando por um processo de mudança intelectual, principalmente na sociedade burguesa. Esse processo foi o desenvolvimento da filosofia renascentista, que se desenvolveu para o humanismo. O humanismo surgiu como uma oposição à escolástica, focando nos estudos das humanidades, como línguas, história, direito e artes. Foi nesse cenário de uma renovação e oposição à filosofia principal da igreja que ocorreu a reforma protestante. A reforma, só foi possível, no entanto, pois o papado criou um cenário permissível a esses questionamentos, através dos chamados "papas da renasença", dentre os quais está o infame Alexandre VI, Rodrigo Bórgia. O que possivelmente influenciou Lutero a pregar as suas 99 teses na Igreja de Todos os Santos em Württemberg foi uma de suas viagens à Roma, que o deixou extremamente perturbado com o luxo o qual o alto clero vivia, principalmente por causa da venda de indulgências, em todo o cenário da ascensão do sistema capitalista na Europa, o qual o papa também era um líder secular do Patrimônio de São Pedro, também conhecido como os Estados Papais, e portanto também precisa agregar riquezas.
O rompimento de Lutero com a igreja católica inicialmente o aproximou dos filósofos humanistas, como foi o caso de Erasmo de Roterdã. Lutero pregava uma reforma na igreja católica, prezando uma aproximação com o cristianismo primitivo e a sua austeridade, o que era visto com bons olhos pelos humanistas do século XVI. Além disso, Lutero também era defensor da redução da autoridade do papa e uma menor interferência da igreja nos assuntos intelectuais, pautas essas que também eram defendidas pelos humanistas. Além disso, a questão da salvação individual através da interpretação da bíblia, pautada pela doutrina do sola scriptura, também foi mais uma aproximação da reforma protestante com o humanismo, que também prezava os valores individuais, não através da bíblia, mas através da interpretação direta dos autores clássicos. Esse ideal de interpretação individual foi a força motriz para a tradução da bíblia feita por Lutero e Erasmo, que se espalharam rapidamente pela Europa devido à invenção da imprensa. Apesar de várias semelhanças entre os ideais protestantes e os ideais humanistas, a reforma protestante não pode ser considerada um movimento humanista. Enquanto os humanistas se afastavam cada vez mais de uma interpretação puramente cristã, apesar das concordâncias, os protestantes ainda mantinham o cristianismo em sua raiz intelectual. A prova cabal disso era que Lutero, por ter sido um monge agostiniano, ainda tinha sua visão filosófica claramente agostiniana no que diz respeito à natureza humana. Enquanto os humanistas enfatizam o livre arbítrio como o diferencial entre humanos e animais e, portanto, como um grande dom da humanidade, Lutero ia contra isso. Baseando-se em sua visão agostiniana,de que o livre arbítrio seria algo ruim para a humanidade, e combinando isso com a interpretação individual das escrituras, Lutero desenvolveu a doutrina da predestinação, de que todos seriam salvos desde que estes buscassem a Deus através da interpretação da bíblia.
As visões de Lutero em relação a religião o afastavam cada vez mais dos humanistas da renascença, principalmente Erasmo. Na verdade, Lutero desenvolveu o conceito da predestinação em resposta a um livro de Erasmo, "Sobre o Livre Arbítrio". Esse conflito entre Lutero e Erasmo dividiu a opinião dos humanistas sobre a reforma protestante. Erasmo, por si, inicialmente havia aceitado de bom grado as ideias de Lutero, mas conforme Lutero foi usando cada vez mais a própria bíblia para sustentar suas ideias, e não os autores clássicos, sua relação com alguns séquitos humanistas foi se deteriorando. Para tentar conter os ânimos tanto de católicos quanto de protestantes durante os duros embates teológicos da reforma, Erasmo desenvolveu a Via Media, ou o "caminho do meio", entre a reforma e o catolicismo. A ideia de Via Media foi principalmente baseada nos ensinamentos de Aristóteles, que foram então encaixados por Erasmo no contexto da reforma protestante. Sua tentativa de conciliação, no entanto, acabou em fracasso, já que sua via media foi duramente criticada tanto por católicos quanto por protestantes. No entanto, a Igreja Anglicana é considerada por alguns historiadores como o exemplo aplicado da via media entre católicos e protestantes. O embate intelectual entre Lutero e Erasmo afastou os humanistas da reforma protestante, mas a visão protestante de acabar com a hierarquia papal aproximou Lutero de alguns príncipes do Sacro Império, que lhe garantiram proteção na busca de religiosamente legitimar a autonomia de seus Estados em contrapartida à centralização católica provocada por Carlos V. es que seriam os Príncipes Protestantes, longe então do humanismo da renascença.