Sociologia, perguntado por JP34563, 1 ano atrás

Relacionando o mercado de trabalho, a questão racial e o papel da mulher na sociedade é correto afirmar que, no Brasil,

Origem: UFABC



a) 

a ampliação das oportunidades de trabalho, principalmente para a mulher negra, está contribuindo para o desaparecimento do preconceito racial em nossa sociedade.



b) 

só no terceiro milênio, após mais de cem anos da abolição dos escravos, os negros, especialmente a mulher negra, estão vendo garantido o direito ao trabalho.



c) 

a mídia tem se colocado contra a luta dos negros, principalmente das mulheres negras, pela conquista do direito de participar das programações televisivas.



d) 

a maioria dos programas de TV dedicados às mulheres, principalmente à mulher negra, contribui para preservar os valores e a cultura dos afrodescendentes.



e) 

mais de cem anos após a abolição da escravidão, os negros, particularmente as mulheres, continuam discriminados e marginalizados em nossa sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
18

Oi, tudo bom?

É correto afirmar que:

e)  mais de cem anos após a abolição da escravidão, os negros, particularmente as mulheres, continuam discriminados e marginalizados em nossa sociedade.

Mesmo após 100 anos após a abolição, os negros continuam sendo discriminados na sociedade brasileira. As mulheres negras estão no ponto mais baixo da pirâmide social brasileira: ganham menos, tem menos oportunidade de trabalho, sofrem mais violência sexual e doméstica, etc.

Erro nas outras alternativas:

a) Esse seria o ideal, porém não é possível afirmar isso. O Brasil vive um momento de retração dos direitos trabalhistas, o que diminui a oferta de empregos formais. Quem mais sofre com isso é quem está mais embaixo na pirâmide social, no caso, a mulher negra.

b) O Brasil vive um momento de terceirização do trabalho, pouquíssimas pessoas no Brasil estão tendo seu direito ao trabalho garantido. Dentre essas pessoas, poucas são negras em comparação com brancos.

c) A mídia vem dando destaque para o movimento de resistência da mulher negra na medida do possível. A TV Globo Minas exibe um programa todo sábado mostrando os feitos de pessoas da periferia do estado, sendo a maioria dos entrevistados mulheres negras. Nacionalmente falando a ascensão de Maju Coutinho ao Jornal Nacional também foi destaque.

d) Mesmo que alguns programas de TV estejam abrindo espaço para a mulher negra, ainda é muito pouco. Uma crítica a ser feita a esses programas é que eles exploram muito a beleza da mulher negra, não falando nada da cultura afrodescendente no geral. Sendo assim, mulheres negras mais próximas ao ''padrão aceito'' se sobressaem, enquanto a grande maioria delas continua no anonimato.

Bons estudos!

Perguntas interessantes