relacionando dois dos autores clássicos da sociologia (Durkheim, Marx e/ou Weber) com outros dois autores que pensaram a educação no século XX (Bourdieu, Gramsci e/ou Mannheim).
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Durkheim, no campo da educação, defendia a ideia de que o professor era o "sacerdote da civilização", e que a divisão do trabalho seguia determinações naturais, de modo que a sua visão de educação era a de preparação para o mundo social, sem um questionamento sobre o ordenamento deste mundo.
Se opunham a este pensador clássico o próprio Marx, seu contemporâneo, que via na educação uma função revolucionária necessária de mudança e transformação social quanto Gramsci, um pensador marxista que acreditava que a educação também deve possuir um aspecto revolucionário.
Bourdieu, por sua vez, se relaciona com Durkheim na medida em que avalia criticamente as posições de uma escola supostamente neutra, ao propor a hipótese de que as escolas não são ambientes de igualdade ou neutralidade pois elas refletem as situações de desigualdade da sociedade pois os alunos de famílias mais educadas possuem uma maior bagagem cultural e social que os das famílias menos educadas.
Se opunham a este pensador clássico o próprio Marx, seu contemporâneo, que via na educação uma função revolucionária necessária de mudança e transformação social quanto Gramsci, um pensador marxista que acreditava que a educação também deve possuir um aspecto revolucionário.
Bourdieu, por sua vez, se relaciona com Durkheim na medida em que avalia criticamente as posições de uma escola supostamente neutra, ao propor a hipótese de que as escolas não são ambientes de igualdade ou neutralidade pois elas refletem as situações de desigualdade da sociedade pois os alunos de famílias mais educadas possuem uma maior bagagem cultural e social que os das famílias menos educadas.
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