Português, perguntado por Carlos0079, 10 meses atrás

Relacionado ao trovadorismo, discorra sobre cantiga de amor e cantiga de amigo.

Soluções para a tarefa

Respondido por niconiconiixhan
3

Resposta:

Cantiga de Amor:

Nas chamadas cantigas de amor, influenciadas pela arte praticada na região de Provença, na França, impera o tema do amor cortês, isto é, o modo de amar do cortesão, daquele que vivia na corte.

Entre a dama e o cavaleiro, estabelece-se uma relação equivalente à que existia na vida política. A mulher é vista como suserano e o poeta, como vassalo. O cavaleiro se dedica de corpo e alma ao culto da amada, que mantém sempre um comportamento altivo, distante do pretendente.

O amor é chamado de cortês ou cavalheiresco, porque coube aos cavaleiros, que formavam a nobreza militar, criar uma nova visão de mundo, que vem a ser a cortesia. Os cavaleiros deveriam se comportar como um cavalheiro, segundo regras rígidas de comportamento, diferenciando-se, desse modo, da plebe.

Cantiga de amigo:

As cantigas de amigo, originárias da Península Ibérica, abordam o universo da cultura popular rural. “Amigo” significa, no contexto das cantigas, “amante” ou “namorado”. Quem fala é uma mulher do povo, que lamenta a ausência de seu amado. Quanto à forma, elas apresentam uma riqueza superior às cantigas de amor.

Apesar de a voz lírica do poema ser feminina, o trovador que escreve os versos é sempre um homem, o que faz com que apareça, nos poemas, a ideia masculina sobre a saudade e o amor, temas das cantigas de amigo.

Apesar de aparecer o sentimento de saudade, o tom das cantigas é de felicidade, porque, afinal, o amor de que se fala, apesar de distante, é real.

O espaço do campo retratado nessas cantigas tem grande importância, já que a natureza é retratada de maneira a se perceber uma grande intimidade com ela, como se as águas dos rios, os pássaros, as flores, a luz do dia estivessem ligados por afinidade mágica com as pessoas.

Explicação:

A primeira época lírica portuguesa é chamada de Trovadorismo e as composições dos trovadores são conhecidas como cantigas. A poesia dos cancioneiros pode dividir-se em lírica e satírica.

As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.

As cantigas satíricas também apresentam duas modalidades: as de escárnio e as de maldizer, a serem estudadas à frente.

Respondido por linevasconcelos11
1

Resposta:

cantigas de amor; sao cantigas escritas na primeira pessoa que nelas o eu-poetico declara o seu amor a dama tendo como pano de fundo ambiente palaciano ;mostra a servidao amorosa dentro dos mais puros padrões da vassalagem

cantiga de amigo

Essa é a principal característica que as diferencia das cantigas de amor, onde o eu-lírico é masculino. Além disso, o ambiente descrito nas cantigas de amigo não é mais a corte e, sim, a zona rural

Os cenários são de uma mulher camponesa, característica que reflete a relação dos nobres com as plebeias. Esta é, sem dúvida, uma das principias marcas do patriarcalismo da sociedade portuguesa.

Explicação:

Perguntas interessantes