Relaciona a introdução do mercantilismo em Portugal com a crise comercial do século XVII
Soluções para a tarefa
®As primeiras mercantilistas só se concretizaram no último quartel dos século XVII com a politica económica lançada pelo Conde da Ericeira, D.Luís de Meneses.Foi neste contexto de crise que se ensairam, em Portugal, as primeiras medidas mercantilistas. Desenvolveram-se restrição às importações, nomeadamente com a promulgação de novas leis pragmáticas;- política de desvalorização monetária;- incentivo e protecção às industrias;- apoio ao comércio, à construção naval e à criação de novas companhias monopolistas.
A partir do século XVII os vinhos portugueses vinham a ser exportados em larga escala para os mercados ingleses. Nos finais do século XVII a Inglaterra importava mais de metade da produção vinícola portuguesa.A descoberta de minas de ouro no interior brasileiro, o abrandamento da crise comercial internacional fizeram com que a politica económica portuguesa, a fraca qualidade dos produtos portugueses, continuasse a registar um desiquilibrio na balança comercial e um fraco desenvolvimento da produção industrial. A celebração, em 1703, do Tratado de Methuen abriu o mercado interno português às manufacturas inglesas, viria a acentuar o desiquilibrio da balança comercial e o atraso no desenvolvimento manufactureiro.™
Resposta:
O chamado Mercantilismo português designa um período particular de aplicação de medidas económicas mercantilistas no país, sob o reinado de Pedro II de Portugal por iniciativa de seu Ministro das Finanças, Luís de Meneses (1675-1690), 3º conde da Ericeira.