Biologia, perguntado por Guilhermeudyhx74, 1 ano atrás

Relação existente entre o microorganismo e o ser humano

Soluções para a tarefa

Respondido por denilsonvigario12
1
Somos mais de 7 bilhões de seres humanos vivendo na superfície da Terra, nosso único habitat. Apesar das diferenças de gênero, crenças, cultura e hábitos, somos todos iguais, e ao mesmo tempo cada um de nós é único. Somos capazes de nos adaptar às mudanças, de sentir os estímulos do meio em que vivemos, e apesar de dizer que temos apenas cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), na realidade temos muito mais. Pode ser que não percebamos conscientemente, mas de alguma maneira sentimos as nuances. Dizemos que nossos olhos são sensíveis a uma gama de cores que vai do vermelho profundo ao violeta, as “sete cores” do arco-íris, porém nosso corpo sente radiações infravermelhas e ultravioleta. Nosso sistema auditivo, assim como o olfato, o tato ou o paladar, é extremamente sensível e nos dá informações sobre o ambiente ao redor. Estamos em permanente interação com o mundo, trocando matéria, energia e informação.

Cada ser vivo que habita a Terra está conectado com o mundo que o cerca. Não existe vida sem relação com todo o resto. O corpo humano não está isolado do ambiente em que vive e necessita dele para manter sua individualidade. Como todos os seres, os humanos estão alterando o mundo, e para continuar vivos precisam adaptar seu corpo e manter sua integridade num meio em constante transformação. Assim, o corpo humano também vive em permanente desequilíbrio interno, ou melhor, em um equilíbrio dinâmico.

Temos alguns trilhões de células que se desenvolveram a partir de uma única célula inicial, fertilizada quando um espermatozoide encontrou o óvulo materno, transformando- do zigoto, essa célula primordial.

Cada um de nós é o habitat para um grande número de organismos microscópicos (microrganismos ou micróbios), que habitam nosso corpo e são vitais para nós. Sem eles não viveríamos, pois eles regulam muitos de nossos processos fisiológicos. Cada um desses microrganismos mede cerca de um milésimo de milímetro de diâmetro – um volume cerca de mil vezes menor que o de uma de nossas células –, mas a quantidade deles num ser humano é tão grande que pesa em torno de dois quilos.

Perguntas interessantes