Filosofia, perguntado por gabrielfelixgfosqluk, 1 ano atrás

relaçao entre o mito e o logos em platao

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
4
Para Platão, nem todos os mitos eram falsos, apesar de envolverem elementos fictícios, pois eles poderiam comunicar alguma espécie de verdade. Assim, embora tenha denunciado vários antigos mitos gregos, ele também usou mitos para apresentar argumentos filosóficos variados, sendo alguns deles de sua própria autoria.

Esses argumentos poderiam ter sido apresentados de acordo com o novo paradigma sendo elaborado na época, o da racionalidade (logos). No entanto, os mitos eram usados por conta de seu poder de mexer com as pessoas, de transmitir valores morais etc.

Ou seja, apesar de Platão ter iniciado uma longa tradição de hipervalorização da racionalidade humana, ele não descartava o potencial dos mitos, desde que eles estivessem alinhados aos objetivos políticos que Platão considerava como ideais.

No mito da Mentira Nobre, por exemplo, Platão mistura diferentes mitos existentes para falar da origem da sociedade ideal de castas, em que as pessoas nascem com diferentes metais na alma que marcam sua posição na sociedade, e também usa esse mito como justificava para que o governante minta em benefício de seus governados.

Assim, podemos dizer que os mitos em Platão estavam a serviço do que ele considerava racional, do que ele pensava estar relacionado ao logos. Os mitos que passavam mensagens contrárias a essas coisas deveriam ser eliminados ou evitados.
Perguntas interessantes