Filosofia, perguntado por Sabrynna358, 11 meses atrás

Relação entre Moral e a Lei?​

Soluções para a tarefa

Respondido por samuelm3ouou
0

Uma das semelhanças, que ambas são instrumentos de justiça e uma das dife-renças, é que moral é um instrumento informal de justiça, e a lei é um instrumento formal, escrito e promulgado. Oriundas das mesmas necessidades, lei e moral assemelham-se e, ao mesmo tempo, guardam entre si diferenças importantes


samuelm3ouou: Espero ter ajudado ! : )
Respondido por drycardoso14
0

Resposta:

Explicação:

MORAL é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos na sociedade. Nas culturas dos grupos humanos estão presentes hábitos e costumes considerados válidos, bons e justos, os quais contribuem para a realização dos indivíduos. Atos gerados conforme estes hábitos serão julgados morais ou moralmente bons.

A moral tem sempre um contexto histórico-social, pois é estabelecida a partir de necessidades historicamente despertadas. As normas morais se apresentam como forma de convivência humana, tomando forma específica em cada cultura. Elas podem ser questionáveis, porque valem somente enquanto capazes de promover o bem do homem. Estes questionamentos, entretanto, podem levar ao relativismo das normas sociais, que pode acarretar num descrédito da própria moral. Os efeitos deste tipo de descrédito são vistos em nossos dias atuais, em que sofremos pela falta de valores. Precisamos lembrar que, sem certos critérios morais, até a luta pela liberdade pode cair no vazio.

LEIS são hábitos e costumes relativos a conteúdos julgados fundamentais e indispensáveis para os indivíduos. São acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo para garantir justiça mínima ou direitos mínimos. Importante ressaltar que a lei não é a justiça, ou seja, o cumprimento da lei não é o máximo que os indivíduos conseguem desenvolver em prol da realização humana. É apenas um instrumento para fazer justiça.

Assim como a moral, as leis são questionáveis, pois valem somente enquanto capazes de promover o bem do homem. Ética não impõe moral ou lei, mas propõe rumos possíveis para o aperfeiçoamento de ambas. Enquanto a pergunta da moral é “como devo agir?”, a pergunta da ética é “que vida eu quero viver?”.

Perguntas interessantes