relação entre imperialismo e revolução mexicana
Soluções para a tarefa
Resposta:
A situação se agravou na ditadura de Porfírio, culminando no ódio dos camponeses que viviam explorados. ... Com o passar do tempo, o novo governo não cumpriu com suas promessas, o que foi gerando insatisfação entre os camponeses que reivindicavam a posse da terra por meio da reforma agrária.
Explicação:
Resposta:O objetivo do artigo é analisar, a partir de uma breve descrição das disputas políticas e das mudanças de governo que marcaram o processo da Revolução Mexicana entre 1911 e 1917, o entrelaçamento entre dinâmicas locais e internacionais, em que se destaca a projeção de interesses das principais potências da época, cuja agenda no México incorpora determinantes impostas pela guerra mundial de 1914-1918.
Para tratar da temática proposta, serão contemplados dois níveis de análise: 1) contextualização histórica da chamada “Era dos Impérios”, entre o último quartel do século XIX e o final da Primeira Guerra, situando as posturas de Estados Unidos e Alemanha com relação ao México; 2) dimensionamento da Revolução Mexicana no debate de esquerda da época sobre a caracterização e impacto do imperialismo nas relações internacionais e nas dinâmicas revolucionarias de países de capitalismo atrasado, retomando abordagens nacionalistas cuja influência em processos políticos posteriores na América Latina nos parece significativa, apesar do reconhecimento pouco destacado como fonte de pesquisa sobre o período.
Explicação: