Filosofia, perguntado por lara48847, 10 meses atrás

Relação entre filosofia e ciências.
26 linhas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lunasilva28
2

Explicação:

Voltar

FILOSOFIA E CIÊNCIA:

INTRODUÇÃO

A Filosofia e a Ciência constituem áreas/campos de estudo que contribuem para o entendimento do processo de construção do conhecimento pelo homem em contextos e momentos históricos distintos. É necessário compreender as formas e os tipos de conhecimento desenvolvidos pelo homem em sua trajetória. Assim, esse estudo teórico compreende uma reflexão acerca das formas que a humanidade, no decorrer dos tempos se apropriou, explicou, sistematizou e socializou os conhecimentos construídos desde os tempos remotos aos dias atuais.

A construção do conhecimento, processo humano que está centrado na capacidade cognoscitiva do homem, é objeto de estudo da epistemologia que se ocupa em compreendê-lo sob a luz do desenvolvimento teórico-filosófico, científico, histórico e cultural. A trajetória dessa construção passou por períodos em que estava pautada inicialmente, no pensamento mitológico até o filosófico, no qual tinha como intuito a compreensão da realidade por meio do exercício da razão, da reflexão e da investigação a partir da aplicação de procedimentos e questionamentos pertinentes ao campo de atuação da Filosofia. Com a Revolução Científica ocorrida no século XVII, cada ciência delimitou sua área de atuação, objeto de estudo e método de investigação.

Diante do processo de construção do conhecimento e considerando a especificidade de cada ciência, não podemos perder a visão do todo, da rede complexa de relações que compõe a nossa realidade atual. Esse posicionamento possibilita a construção de uma postura ética diante da tessitura dos saberes pelos grupos sociais.

A construção do conhecimento pautado na perspectiva da totalidade prescinde do estudo da relação entre a Filosofia e a Ciência como processos interligados e inter-relacionados em todos os momentos históricos. Os estudos filosóficos contribuem, portanto, para o entendimento do processo de construção do conhecimento. Assim, os conhecimentos construídos necessitam de certa especulação filosófica, estudo teórico-prático e validação para que possa ser reconhecido como saber instituído na atualidade.

Respondido por Aryanesantos18
0

Resposta:

Relação entre filosofia e ciência: Hobbes em sua época tentou dar à filosofia um caráter científico, segundo ele a filosofia é ciência e ciência nada mais é que o conhecimento das relações de causa e efeito, seja nas áreas naturais quanto nas políticas. De acordo com seu pensamento se a filosofia fosse baseada em um método seu raciocínio seria mais seguro, tornando-se uma ciência prática que busca saber o que a vida humana precisa para sua subsistência e proteção. Hobbes sugere uma visão de filosofia e de conhecimento formada na tese de que tudo é corpo em movimento. A ciência natural salienta a necessidade da divisão entre filosofia e religião, bem como a concepção de uma razão e de uma ciência sinalizadora dos artifícios da eloquência e da retórica. Thomas mais do que qualquer outro filósofo moderno se esforçou para tornar a filosofia e a ciência uma coisa só. A filosofia natural ou civil para ele é sinônimo de raciocínio e raciocínio é semelhante a cálculo, ou seja, adição e subtração dos pensamentos com o propósito de evitar erros. Tentar elucidar os elementos comuns dessas duas partes da filosofia é o objetivo de Hobbes. Uma possível ligação entre as filosofias naturais e civis A importância dada por Hobbes a filosofia como ciência é gigante, visto que para ele fora das ciências naturais e civis não existe conhecimento dos efeitos das coisas, onde não existe a ciência civil tem uma luta que busca a preservação da vida e de uma existência carente. Para que isso possa ser revertido depende somente do conhecimento das coisas que compõem o estado uma aproximação entre as considerações finais da física e da ética da filosofia natural, e analise iniciais da filosofia civil. Filosofia natural e civil nada mais são que poder e conhecimento se unindo por vezes de forma sutil. Nas duas situações Hobbes lida com corpos, soma e diminui seus acidentes, calcula através da metafisica as suas ações involuntárias e voluntarias. Para Hobbes o corpo é o que sugere uma ligação entre as filosofias natural e civil. Na natural, o ser humano é estudado através da física em suas características animais e especiais como os sentidos e os movimentos da mente e do corpo, suas consequências encontram-se presentes na filosofia civil. Quando Hobbes estuda e natureza humana sob esse ponto de vista, a ligação entre as duas partes de sua filosofia, que mostra uma teoria das paixões e da moralidade que pode ser estudada não somente do ponto de vista filosófico por meio da filosofia natural, mas também de uma perspectiva moral da filosofia civil. Igualdade A análise feita por Hobbes no que diz respeito do homem e a universalidade de seus movimentos, desejos e paixões leva ele defender a tese de que todos os seres humanos são iguais, são iguais em força física em inteligência e essa igualdade os tornam naturalmente competitivos.

Perguntas interessantes