relação do Brasil e do Paraná com os eventos da segunda guerra e o holocaustos
Soluções para a tarefa
O fugitivo de campo de concentração que lutou nos bosques contra os nazistas e inspirou único Museu do Holocausto no Brasil.
O Nazismo no Brasil caracteriza-se pela disseminação de propagandas políticas e a influência política direta do Partido Nazista alemão no período entre 1920 e o fim da Alemanha Nazista, em 1945, e o surgimento, na história recente, de grupos e ideologias neonazistas no Brasil. Os primeiros sinais de influência nazista apareceram ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando a Organização do Partido Nazista no Exterior, sediada em Berlim, organizou uma série de instalações internacionais a fim de propagandear os ideais nazi-fascistas pelo globo.[1]
Nas décadas de 1920 e 1930 milhares de alemães imigraram para o Brasil, sobretudo movidos pelos problemas socioeconômicos enfrentados pela Alemanha de Weimar e a recessão em que ela mergulhou após a Primeira Guerra Mundial. Essa nova onda de imigração alemã viria a formar os primeiros grupos nazistas no Brasil. Os imigrantes em questão mantinham laços mais fortes com a Alemanha do que os imigrantes que chegaram ao país no século XIX, sobretudo pelo nacionalismo que emergia na Alemanha de Hitler.[2]
Embora nunca tenha havido um Partido Nazista organizado no Brasil, legal ou clandestinamente, vários membros da comunidade teuto-brasileira foram membros da Seção Brasileira do Partido Nazista da Alemanha. A organização obteve sucesso, constituindo a segunda maior célula de adeptos fora da Alemanha, com 2822 integrantes superada nesse contexto apenas pelo Bund germano-americano.[3] Alguns deles eram também membros da comunidade alemã brasileira, mas diversos grupos não relacionados também se associaram.[2][4] Como era uma organização estrangeira, somente alemães natos podiam filiar-se. Brasileiros descendentes podiam atuar somente como simpatizantes.
Essa organização funcionou no Brasil de 1928 a 1938, sem ser incomodada pelo governo brasileiro, então liderado por Getúlio Vargas.[5] Nesse último ano, após a implantação da ditadura do Estado Novo, o partido nazista e todas as outras agremiações políticas estrangeiras foram colocadas na ilegalidade.