relação da História Jeca Tatu com as doenças causadas por protozoário? *
Soluções para a tarefa
Jeca Tatu é um personagem da literatura brasileira criado pelo escritor Monteiro Lobato em seu livro Urupês. Na visão do autor, esse personagem representava o brasileiro típico da zona rural paulista: abandonado pelo poder público, era o resultado do atraso sócio-econômico: analfabeto e fraco devido à doenças provocadas pela desnutrição crônica e falta de saneamento básico.
Inicialmente, Lobato caracterizava Jeca Tatu o responsável por seu próprio atraso. Criou o estereótipo do caipira preguiçoso, incapaz de melhorar sua qualidade de vida e progredir. Porém, estudos do Instituto Oswaldo Cruz em 1912, relacionaram as más condições sanitárias do Brasil rural às condições de vida do povo. Assim, Lobato adere à luta pelo saneamento básico e modifica sua análise utilizando seu personagem: "Jeca Tatu não é assim, ele está assim."
Em 1924, o personagem Jeca Tatuzinho é divulgado pelas rádios ensinando noções básicas de higiene, principalmente para as crianças. Jeca tatu também passa a ser utilizado em propaganda de medicamentos fortificantes e anti-parasitários.
Neste último caso, o personagem é associado ao combate do "amarelão" (nome popular dado à ancilostomose), uma verminose adquirida pelo contato dos pés descalços com a terra contaminada pelas larvas do parasita. Essa contaminação tem relação direta com a falta de saneamento (rede de esgotos e água tratada). A doença provoca desnutrição e anemia (que seriam a causa da "preguiça" do Jeca Tatu).
OBS - A ancilostomose é causada pelo Ancilostoma duodenale, um verme nematelminto. Não confundir com a malária, que é causada por um protozoário.
Espero ter ajudado.