História, perguntado por alst1419, 10 meses atrás

Relação da gripe espanhola com a Primeira Guerra Mundial:​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianafondeli
2

Resposta:

A gripe espanhola foi o nome que recebeu uma pandemia de vírus influenza que se espalhou pelo mundo entre 1918 e 1919. Os historiadores e especialistas da área da saúde até hoje não sabem o local exato onde esse novo tipo de gripe surgiu. O surto aproveitou-se da Primeira Guerra Mundial e espalhou-se rapidamente pelo mundo, causando a morte de cerca de 50 milhões de pessoas, embora algumas estatísticas falem em até 100 milhões de mortos.A gripe espanhola recebeu esse nome porque foi um surto de vírus influenza que surgiu na Espanha, certo? Errado. Os historiadores sabem que a gripe espanhola não surgiu na Espanha, mas recebeu esse nome em razão da forte divulgação do problema na imprensa espanhola.

Na época em que a doença se espalhou, o mundo passava pela Primeira Guerra Mundial, e as grandes potências ocidentais estavam envolvidas no conflito havia anos. Por essa razão, a imprensa desses países sofria forte censura – isso porque divulgar as notícias de que a gripe espanhola tinha afetado suas tropas poderia ser muito ruim para o moral dos soldados e poderia espalhar pânico na população. Assim, esses locais passaram a censurar as notícias relacionadas com a doença.

Explicação:

A gripe espanhola espalhou-se pelo mundo, principalmente, por conta da movimentação de tropas no período da Primeira Guerra Mundial, tendo um impacto direto nos países que participavam desse conflito. Aqui no Brasil, ela chegou em setembro de 1918, espalhando-se por todas as regiões do país e causando a morte de 35 mil brasileiros.

O que se sabe é que, provavelmente, a gripe espanhola foi uma mutação do vírus Influenza que passou de aves para os seres humanos. Além disso, sabemos que os primeiros casos que se tem conhecimento aconteceram nos Estados Unidos e foram registrados no Fort Riley, uma instalação militar localizada no estado do Kansas.

O primeiro paciente foi o soldado Albert Gitchell, o qual foi internado, com sintomas de gripe, na enfermaria de Fort Riley, em 11 de março de 1918. Nas semanas seguintes, mais de 1100 outros soldados desse local foram internados com os mesmos sintomas. Acredita-se que por meio das tropas norte-americanas que participavam da Primeira Guerra Mundial é que a doença espalhou-se pelo mundo.

Respondido por luigivasselai
2

Resposta:

A Gripe Espanhola surgiu quando a Primeira Guerra Mundial estava em curso. A doença  aproveitou-se do conflito para espalhar-se pelo mundo e teve grande impacto nas suas frentes. Apesar da sua forte disseminação, a imprensa dos países que estavam na guerra não tinha permissão para noticiá-la.

Essa censura fazia parte do esforço de guerra dessas nações. Filtrar a notícia de que uma pandemia estava em curso era fundamental para manter o moral das tropas e para não gerar pânico na população. A Espanha, no entanto, não estava na guerra e sua imprensa era livre. Sua cobertura foi acompanhada em todo o mundo, fazendo com que a doença recebesse o nome de Gripe Espanhola.

UM ABRAÇO!

Anexos:
Perguntas interessantes