História, perguntado por thacylawc, 5 meses atrás

Reinos e impérios africanos
Antes da chegada dos europeus na África, vários povos desse continente estavam
organizados em sociedades complexas, que formavam desde pequenos reinos até
grandes impérios. A África abriga uma grande diversidade de povos. Cada um deles
tem sua própria língua, tradições e religiosidade. Esses povos também
apresentavam diversidade em relação à organização social e política. Entre os
séculos VI e XV, havia vários grupos nômades, muitas comunidades que viviam em
pequenas aldeias, mas, também vários povos que estavam organizados em grandes
reinos e impérios
1) Ao contrário do que sabemos sobre a África lá tambérn existiram grandes
impérios na região subsaariana. Aponte as causas para esse crescimento.
a) intenso comercio entre esses povos e os berberes.
b) proximidade com o Mar Mediterrâneo.
c) intensa atividade de navegação.
d) nenhuma resposta acima​

Soluções para a tarefa

Respondido por uaimanuelly
2

a) Cultura africana é vasta e diversificada, dotada de uma enorme riqueza imaterial, fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus que tiveram contato com os africanos ao longo da história. A combinação dos fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas e cultua-se várias religiões e que se caracteriza por ser pluricultural.

Saiba mais: Cultura brasileira: da diversidade à desigualdade

b)A identidade cultural de um país pode ser caracterizada por vários aspectos, porém os mais percebidos e importantes são respectivamente a língua (idioma predominante) e a religião (religião predominante), esses são elementos culturais que diferenciam as sociedades espalhadas pelo mundo.

A língua é o principal mecanismo de comunicação no convívio humano por possibilitar as relações afetivas e ideológicas dentro de um grupo ou fora dele. Hoje são faladas aproximadamente 3 mil línguas e 7 mil dialetos em todo planeta, mas as seis mais faladas representam um terço do total da população planetária.

c)Juntamente com o Oriente Médio, o sudeste asiático e algumas regiões da Índia, a África vem adquirindo cada vez mais relevância no chamado mundo islâmico.

O islamismo entrou no continente africano a partir dos países da África do Norte, como Marrocos e Egito, e foi uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII). Dos séculos X a XVI, mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio feito por caravanas que, atravessando o Saara, punham em contato o mundo mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e África centro-ocidental.

No entanto, a difusão do islã no continente africano se deu muito mais pelo comércio e pra migração do que por imposições militares. A expansão islâmica se deu, basicamente em três frentes:

• do noroeste do continente (região do Magreb), para o Saara e a África Ocidental

• do baixo para o alto vale do Nilo, chegando ao nordeste da África (península da Somália e arredores)

• comerciantes originários da porção sul-sudoeste da Península Arábica e imigrantes do subcontinente indiano, criaram assentamentos no litoral do Índico e, dali, difundiram a presença muçulmana para o interior.

O número de muçulmanos na África é na atualidade estimado em mais de 300 milhões, cerca de 27% do total dos seguidores da religião criada pelo profeta Maomé.

bons estudos, beijos :)


thacylawc: obrigada
uaimanuelly: imagina, meu amor
Perguntas interessantes