reinado do Butão passou ao povo. Porque o 4º Rei Dragão tomou essa decisão
Soluções para a tarefa
O processo de democratização do Butão começou antes de Jigme Khesar Namgyel Wangchuck assumir o trono. Dar mais poder ao povo foi a maior plataforma do reinado de seu pai, Jigme Singye Wangchuck, o quarto Rei Dragão, que abdicou do trono em 2006 em favor do filho, que foi coroado dois anos depois.
Progressista, apesar de ainda apegado às tradições budistas, o quarto Rei Dragão foi o responsável por acabar com leis que seriam consideradas abusurdas no ocidente: em 1999, por exemplo, ele liberou a compra de rádio e televisões para o povo butanês.
Ele também passou a maior parte dos poderes administrativos da coroa para o parlamento, que é escolhido de forma democrática. O Butão é o único país do mundo onde o rei pode sofrer impeachment por meios legais, caso dois terços do parlamento votem pela retirada do monarca.
Desde que assumiu a coroa, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, tem seguido na mesma linha do antecessor, dando cada vez mais poder ao primeiro ministro e ao resto do parlamento. "A melhor maneira de mudar um sistema político é quando a nação está em um período estável. Por que esperar uma revolução?", questionou o monarca em seu discurso de posse. Em época de eleições, o chefe de estado viaja pelo país para incentivar o voto popular.