Música, perguntado por MirellySantos7076, 1 ano atrás

regras para harmonia vocal harmonia e contraponto

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Respondido por naelluiz
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Para eu poder falar de divisão vocal, é de suma importância que o cantor ou o instrutor vocal tenha o conhecimento de como funciona o campo harmônico. Partindo desse ponto, quero frisar nas funções mais importantes de um campo harmônico no modo que é a Tonica, Subdominante e Dominate: no caso pegando como exemplo a tonalidade de Dó (C) maior, seria assim: Dó(C) Tônica – Fá(F) Subdominante e o Sol(G) Dominante. Só com essas três funções, ou melhor, com esses três acordes eu consigo cobrir praticamente toda uma musica na sua divisão vocal.

Usando a musica “Quero Subir” do DT 4 como exemplo, vou pegar a primeira linha do verso “que-ro su-bir, ao mon-te san-to de si-ão”, a melodia dessa linha é mi-ré  dó-dó  dó  dó – ré  mi – fa   sol  sol-sol. Na divisão vocal contemporânea o soprano (geralmente) faz a melodia e a partir dela montamos o acorde

que-ro su-bir,  ao mon-te san-to de si -ão

com o contralto e o tenor. O contralto é uma voz que se monta numa linha melódica abaixo a do soprano. Pra quem entende mais de teoria, o contralto geralmente está numa 3a ou numa 4a abaixo da linha do soprano. No tenor também seguem o mesmo caso do contralto, só que ele encontra-se em relação ao soprano num intervalo de 6a ou 7a da nota do soprano. Para exemplificar melhor, usando a dica sobre utilizar somente as funções Tonica(T) Subdominante(Sb) e Dominante(D) na tonalidade de Dó(C) maior ficaria assim:

O acorde de Dó(C) no seu estado primitivo (fundamental) é composto pelo dó+mi+sol / o de Fá(F) fá+lá+dó /e o de Sol(G) sol+si+ré. Esses acordes além do estado primitivo temos mais duas formações (ou inversões).

*Glossário Tr=Tenor / Contralto=Cto / Soprano=SP

Aplicando tudo isso na 1a linha do verso da musica “Quero Subir” ficaria assim:

mi   -  ré       dó   -   dó      dó       dó   –   ré       mi  -  fa         sol      sol  -  sol Soprano

dó   -  si        sol  -  sol       sol      sol   –   si        dó  -  dó       ré       ré  -  ré    Contralto

sol  -  sol       mi  -  mi       dó       dó   –   sol      sol  -  lá        si         si   –   si Tenor

que  -  ro     su  -  bir,     ao    mon  -  te    san  -  to    de       si  -  ão

C(2) – G(p)   C(1) – C(1)   C(1)      C(1)   –   G(p)   C(2) -  F(1)  G(1)   G(1) – G(1)*

T    –     D       T    –    T         T            T     –     D         T    -   Sb      D       D   -    D**

*(p) = Primitivo  (1) = Primeira inversão  (2) = Segunda Inversão
**T = Tônica   D = Dominante  Sb = Subdominante

no exemplo acima, vocês podem perceber que a divisão vocal segue de cima pra baixo. Nas disposições das notas da melodia, quando vamos montar os acordes do vocal, você também pode perceber que embora seja os mesmo acordes, contudo suas formações se alteram de acordo com o movimento da melodia. Esse exemplo não quer dizer que somente deve ser feito desse jeito mas é uma das formas a utilizar.


Curso de Composição Musical – Contraponto

Cantus Firmus (CF): É uma linha melódica composta de antemão, geralmente escrita com uma única figura rítmica, com uma extensão de oito a doze notas, que serve de base para o contraponto. O contraponto, que é a técnica de condução isolada de várias linhas melódicas soando ao mesmo tempo, pode assumir 5 formas distintas, divididas em cinco espécies diferentes.

Contraponto de 1a. espécie: (nota contra nota) – Para cada nota do CF compõe-se uma nota em contraponto. Não podem haver dissonâncias. Ex:Contraponto de 2a. espécie: (2 notas contra 1) – Podem haver dissonâncias somente como notas de passagem. Ex:Contraponto de 3a. espécie: (4 notas contra 1) – Podem haver dissonâncias apenas como notas de passagem e bordaduras. Ex:Contraponto de 4a. espécie: (Contraponto sincopado) – Este contraponto é escrito sempre em contratempo com relação ao cantus firmus (CF). A duração das notas de ambas as melodias é sempre a mesma, porém sempre em defasagem. A técnica mais importante que se estuda no contraponto de 4a. espécie é o efeito de suspensão, onde a dissonância deve obedecer à um tratamento em 3 fases:Preparação: A dissonância é preparada como consonância no tempo anterior.Apresentação: A dissonância é apresentada.Resolução: A dissonância é resolvida com grau conjunto descendente em uma consonância imperfeita. (3a. ou 6a.). O modelo mais típico de resolução é a seguinte:É comum uma “cadeia de suspensões”, onde um dos três modelos acima é realizado em seqüência.Contraponto de 5a. espécie: (Contraponto Florido) – Nesta espécie misturam-se os procedimentos típicos de cada uma das espécies anteriores. Devem-se respeitar as diretrizes de cada espécie que está sendo utilizada. Ex.:
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